5 dicas infalíveis para fazer o hambúrguer caseiro perfeito
Transforme sua casa em uma hamburgueria gourmet com essas dicas infalíveis para fazer hambúrguer caseiro perfeito! Afinal, quem não adora um hambúrguer delicioso e suculento? Mas, preparar essa delícia em casa pode parecer um grande desafio, né? Entretanto, não precisa ser!
O preparo o hambúrguer caseiro perfeito é fácil, mais barato e muito prazeroso! E, apesar de ser uma receita simples, o prato pode ficar ainda mais saboroso com dicas de quem entende do assunto. Por isso, o Guia da Cozinha conta com a ajuda do chef Renato Consollaro, do food truck Quitinete na Rua!
Assim, com a ajuda de quem prepara dezenas de hambúrgueres todos os dias, aprenda de uma vez como fazer o hambúrguer caseiro perfeio e prepare-se para sextar com qualidade! Confira as dicas infalíveis:
5 dicas infalíveis para fazer o hambúrguer caseiro perfeito
1- Carne e gordura na medida certa
Hambúrguer bom não leva farinha, ovo, creme de cebola ou outro ingrediente além da carne, sal e pimenta! Logo, para sua receita ficar suculenta, macia e saborosa, é preciso fazer uma mistura (chamada de blend pelos especialistas) de carnes.
Para um hambúrguer perfeito, você deve utilizar um corte magro como base, como o patinho. Em seguida, adicione cerca de 30% de gordura, que pode ser bacon moído ou outro corte mais gorduroso. Deste modo, é ela que vai ajudar a modelar e dar firmeza ao hambúrguer, além de irrigar e dar sabor à carne durante o cozimento. Só tome cuidado, porque em excesso, a gordura pode deixar a carne pesada!
2- Carne de primeira x carne de segunda
Para o chef, usar cortes caros para fazer hambúrgueres não é uma boa opção e sim, desperdício de dinheiro. Ou seja, cortes de músculos, como acém e paleta, dão um sabor mais acentuado à carne e cor vermelha intensa.
Outras opções são patinho, fraldinha, maminha e, se quiser inovar e surpreender seus convidados, pode utilizar cordeiro, frango ou carne de porco, que deixam o hambúrguer muito saboroso. Logo, o importante é usar uma peça fresca e ter certeza da qualidade e procedência da carne, usando sempre a proporção correta de gordura. Além disso, certifique-se que a carne seja moída na hora pelo açougueiro.
3- Chapa quente
É muito importante que a chapa, grelha, frigideira ou churrasqueira esteja bem quente ao colocar o hambúrguer, para que a carne fique mais saborosa e douradinha. Aliás, não se esqueça de pré-aquecer o utensílio onde vai fritar o hambúrguer em fogo alto e sempre dê preferência às frigideiras mais grossas, que mantêm o calor por mais tempo. Assim, dá pra usar panelas de ferro ou inox também.
Como parte do preparo, unte levemente com óleo, para evitar que o primeiro hambúrguer grude. Entretanto, depois, não é mais necessário usar gordura, pois a panela estará devidamente untada com a gordura da carne.
4- Tempero no momento certo
Nunca salgue a carne antes de o disco de hambúrguer estar feito, porque sal reage com a proteína do músculo, dissolvendo-a e deixando a carne com textura pesada e desidratada, sem suculência.
Para moldar seu hambúrguer, você pode usar aros para ovos fritos ou fazer com as mãos mesmo - quanto mais alto, mais suculento fica. Lembre-se de polvilhar a carne com sal e um pouco de pimenta-do-reino, se for o gosto, segundos antes de ir para o fogo.
5-Dicas de finalização
Evite amassar muito a carne moída, o que pode deixar o hambúrguer compacto e duro, perdendo maciez e suculência. Além disso, para o pão suportar a carne suculenta e não desmanchar ou desmontar o hambúrguer, "sele-o" em outra chapa ou frigideira quente com um pouco de manteiga até ficar levemente dourado e crocante por fora. Assim, você dificulta que o suco da carne penetre na base e deixe o pão molhado.
Depois disso, solte a criatividade e utilize os ingredientes de sua preferência: folhas verdes bem secas, como alface e rúcula, rodelas de tomate e pepino em conserva, algum tipo de queijo fatiado e uma cebola caramelizada ou ovo frito são itens que combinam com um hambúrguer e agradam a todos!