Dia da Pimenta-do-Reino: curiosidades, benefícios e como usar em receitas
Uma pitada de sal e outra de pimenta é o casamento mais utilizado na culinária, e não é por menos; entenda!
Uma pitada de sal e outra de pimenta é o casamento mais utilizado na culinária, e não é por menos. Além de sabor, a pimenta-do-reino traz muitos benefícios para a nossa saúde. A importância é tamanha que ela ganhou uma data para chamar de sua no calendário brasileiro: 29 de agosto é o Dia da Pimenta-do-Reino.
Assim, para celebrar a data, nós separamos curiosidades, benefícios e como usar a Pimenta-do-Reino em receitas. Vem ver!
Curiosidades sobre a Pimenta-do Reino
Originárias da Índia, as especiarias como pimenta-do-reino foram as precursoras dos descobrimentos e fundamentais na história da humanidade, pois permitiram a conservação dos alimentos.
Você sabia que existem 3 tipos de pimenta do reino? Sim, a pimenta branca, verde e preta. Todas são originárias da mesma planta, porém, colhidas em tempos e processos diferenciados.
O mais recomendado para aproveitar seu sabor e aroma é moê-la na hora de servir o prato ou acrescentar durante preparos que necessitam de apuração.
Mas existe contraindicação dessa especiaria e ela tem relação com o processo de moagem: quando usada de maneira fina, pode agredir a parede intestinal. Principalmente quem tem gastrite, úlceras, colites e hemorróidas deve ter atenção a isso.
Para que não faça mal, é melhor consumi-la na forma triturada no momento de consumo.
Além disso, a pimenta também faz parte do grupo de alimentos afrodisíacos (veja a lista aqui). Afinal, quanto mais apimentada a comida, mais apimentado o amante!
Benefícios da Pimenta-do-Reino
- A família de pimentas contém uma substância chamada capsaicina, que possui alto poder anti-inflamatório e, inclusive, anestésico.
- Além disso, a capsaicina tem potencial termogênico, ou seja, contribui para acelerar o metabolismo e pode colaborar com o emagrecimento.
- Outra substância importante é a piperina, considerada um tipo de antioxidante, que ajuda a diminuir o risco de doenças crônicas, como aterosclerose, doenças cardiovasculares e condições neurológicas.
- Além disso, a piperina tem um efeito positivo na biodisponibilidade dos nutrientes. Ao adicionar pimenta-do-reino à refeição, você aumenta a quantidade de nutrientes absorvidos pela corrente sanguínea. Para quem usa a cúrcuma, é fundamental a presença de uma pitada de pimenta!
- Estudos também demonstram que essas substâncias podem controlar os níveis de açúcar no sangue, e também os níveis de colesterol.
- Também pode ser usada em conjunto com outros temperos saudáveis, incluindo açafrão, cardamomo, cominho, alho e raspas de limão, assim como em pratos doces com cravo, canela, baunilha!
Veja aqui dicas de receitas com pimenta que ajudam a esquentar durante o inverno e ainda incluem poucas calorias.
Diferenças e como usar cada tipo de Pimenta-do Reino
Pimenta-do-reino verde
- Tem uma desidratação mais rápida, sendo de sabor mais suave e menor ardência.
- A pimenta verde pode ser usada pura, em salmoura ou em vinagre.
- É indicada para saladas, peixes, aves e carnes, além de marinadas, no molho bechamel e no molho de mostarda.
Pimenta-do-reino preta
- Seus grãos são colhidos quase maduros e deixados para secar até ficarem pretos.
- Harmoniza bem com sabores fortes, como carnes vermelhas.
- Modere nela, pois pode mascarar ingredientes suaves.
Pimento-do-reino clara
- Esta pimenta fica clara, porque a casca e a polpa do fruto são retirados.
- Utilizada nas mesmas indicações da pimenta preta, porém, por uma questão estética, a preta é mais usada em carnes vermelhas, enquanto a branca para carnes brancas, peixes e frutos do mar, assim, não aparece muito na finalização.
Veja aqui muitas receitas saudáveis e fáceis para incluir na sua rotina.
O post Dia da Pimenta-do-Reino: curiosidades, benefícios e como usar em receitas apareceu primeiro em Personare.
Amanda Regina (amandareginanutri@gmail.com)
- Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!