Dica de Chef: como ter sucesso na fermentação de pão caseiro
Já teve problemas na hora de fazer seu pão caseiro? Então confira essas dicas que separei e consiga o pão perfeito, sem complicações
Fazer pão caseiro muitas vezes pode parecer desafiador: tem que sovar a massa, fermentar, crescer, porcionar, fermentar mais uma vez, assar. São tantas as etapas que muitas vezes a insegurança toma conta da cozinha, não é mesmo?
Confesso que eu também tinha uma pontinha de receio dos meus pães não crescerem, afinal, tudo o que queremos é fazer aquele “pãozão” lindo de comer com os olhos. Essas dicas que vou compartilhar com você, com certeza vão te ajudar a ter sucesso na hora da fermentação.
Um fator muito importante para seu pão crescer como nunca é a temperatura de onde ele irá fermentar. Para isso dar certo, o ambiente ideal precisa ser quente e úmido. Quanto mais “agradável” a temperatura estiver, mais rápido ele vai fermentar; já se estiver frio, essa fermentação pode levar mais tempo do que o esperado.
Para não ficarmos reféns das estações do ano na hora de cozinhar, aí vão algumas dicas:
1) Pré-aqueça seu forno a 180 graus por 5 minutos e desligue. Se você deixar seu forno muito quente ele pode matar o fermento antes mesmo de ele começar a crescer.
2) Alguns fornos elétricos possuem a função “Fermentar”, geralmente ele trabalha a 40 graus em um ambiente completamente controlado. Isso ajuda muito na hora da fermentação, em apenas 35 minutos, a massa estará perfeita.
3)Usar os líquidos da receita em temperatura morna também contribuem para a aceleração da fermentação. Se o líquido estiver muito quente pode matar o fermento.
4) Evite colocar sal logo que adiciona o fermento na receita, quando eles se unem logo no começo, inativa o fermento, fazendo com que seu pão não cresça.
5) Ferva água e coloque em um recipiente médio como uma tigela e acomode no forno, coloque a massa para fermentar ao lado desta vasilha de água quente com a porta fechada. Locais com umidade acima de 75%
também são o segredo de um pão bem fermentado.
E você, conhece algum truque para ajudar na fermentação do seu pão caseiro?