Dica de Chef: truques preciosos para o seu bolo ser um sucesso!
Fazer um bolo perfeito é uma arte, mas isso é mais simples do que você imagina! A Chef Giu Giunti te ensina dicas de ouro; veja
Que atire a primeira pedra quem nunca deixou uma massa de bolo igual a uma sola, ou até mesmo transbordou da assadeira. Na verdade são tantas coisas que podem acontecer com os bolos que muitas vezes não entendemos onde erramos, e ficamos sem saber corrigir depois. Quando os bolos começam a dar errado por aqui já chamo de “zica do bolo”, o bom é que dá e passa, nada como a coragem para recomeçar e fazer um bolo de sucesso.
Vou dar algumas dicas para você deixar seu bolo fofinho, não importa qual seja a sua receita:
1. Organize os ingredientes
Quando começamos a fazer um bolo (ou qualquer receita) é importante se certificar e organizar todos os ingredientes que fazem parte da receita. Deixar algum deles para trás com certeza impacta no resultado.
2. Respeite as medidas
Existem duas formas de “respeitar as medidas” quando o assunto é bolo, uma delas é não tentar inventar moda e diminuir a quantidade de açúcar por exemplo para deixar o bolo mais “light” ou “menos doce”. O açúcar tem um papel importantíssimo no desempenho da receita, além de adoçar, o açúcar traz umidade para a massa. Por isso, quando “mexemos” na quantidade de uma receita o bolo pode ficar mais seco ou farelento. Segundo ponto sobre as medidas e não menos importante, é usar medidores padrão, eles são excelentes para garantir que uma receita sairá igual a outra, afinal padronizar as quantidades gera menos desperdício e um resultado mais preciso.
3. Peneire a farinha de trigo
Esse passo que muitas vezes é ignorado em muitas receitas, mas é FUNDAMENTAL para deixar seu bolo beeeem fofinho. Isso se dá pois os grãos de farinha de trigo tendem a se compactar com o próprio peso, fazendo com que as vezes uma xícara peneirada contenha menos farinha de trigo do que uma xícara não peneirada. Isso pode impactar na quantidade excessiva de farinha de trigo e pesar sua massa de bolo. Outra dica muito importante é: quando você for encher seu medidor com farinha de trigo, é colocar a farinha nele com a ajuda de uma colher, assim você também garante que não está compactando a farinha de trigo no medidor. Ou seja, “apertar” a farinha de trigo para “caber mais” é totalmente prejudicial para a fofura do bolo.
4.Não exagere no fermento
Claro que sem o fermento o bolo não cresce, não é mesmo? Mas, você sabia que colocar fermento de mais pode fazer a massa crescer demais, transbordar e depois murchar, afinal não é o fermento apenas quem dá estrutura para a massa.
5. Não bata muito a massa
Cada massa precisa de um manuseio específico, por exemplo, para fazer um pão é necessário fazer a sova em muitas receitas, afinal a sova desenvolve o glúten tornando a massa mais elástica e resistente. Com os bolos o processo é inverso, quanto menos bater a massa com a farinha de trigo mais ele vai crescer, ou seja, você precisa bater muito bem os ingredientes líquidos, anteriores a farinha de trigo e quando adicionada mexer com delicadeza para não tirar o ar já obtido na etapa anterior e não deixa-la elástica.
Agora sabendo de todos os truques, tenho certeza que seus bolos serão um sucesso e que essa “zica do bolo” vai te abandonar para sempre. Faça e depois me conta o que achou!