PUBLICIDADE

Comida de avião é tão ruim assim? Pressão atmosférica muda seu paladar

Comida de avião pode não agradar a todos, mas as companhias se esforçam e contratam até chefs renomados; saiba mais

6 jun 2023 - 11h45
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Aureliy / iStock

Fazer uma viagem de avião é um sonho para muitas pessoas, e aqueles que já tiveram essa experiência sabem o quão conveniente e confortável pode ser. As distâncias parecem mais curtas e o tempo necessário para chegar ao destino final é muito menor em comparação com outros meios de transporte.

Viajar de avião também é uma experiência completa, você tem oportunidade de ver cidades de cima, apreciar as nuvens bem pertinho e sonhar com o seu destino enquanto está sentado em sua poltrona. 

Ao planejar uma viagem de avião, consideramos diversos aspectos, como o conforto, a duração do voo e, os mais experientes, podem até mesmo considerar as opções de comida servidas a bordo. Porém, quem ainda não conhece, pode ter diversas dúvidas sobre as refeições oferecidas nos aviões, por isso vamos apresentar alguns fatos muito interessantes relacionados a elas.

Sabor diferenciado

Você sabia que as viagens aéreas podem afetar o paladar? A pressão atmosférica pode diminuir a percepção dos sabores doce e salgado nos alimentos. Por isso, é provável que a comida consumida a bordo tenha um sabor diferente do que teria em terra firme.

O umami, um dos cinco sabores básicos do paladar humano, não é afetado pelo voo. Alimentos como espinafre e tomate contêm umami, por isso é muito comum encontrá-los nas refeições servidas durante os voos.

Chef de cozinha

Muitas companhias aéreas contam com a supervisão de um chef de cozinha responsável pelas refeições. Por exemplo, o renomado chef australiano Neil Perry já foi responsável pelo cardápio da Qantas. 

Aqui no Brasil, a Azul se juntou ao chef Claude Troisgros, chef do famoso restaurante francês Chez Claude, para criar um cardápio de refeições para os voos internacionais da companhia. 

Chef Claude Troisgros mostrando seus pratos feitos para os voos internacionais da Azul
Chef Claude Troisgros mostrando seus pratos feitos para os voos internacionais da Azul
Foto: Guilherme Mion/ Divulgação Azul

Bebidas com sabor alterado

Além dos alimentos, as bebidas também têm seu sabor modificado durante os voos. Alguns afirmam que isso ocorre devido à acidez presente nas bebidas. Normalmente, as bebidas alcoólicas são testadas duas vezes, uma em terra firme e outra durante o voo, para que seja possível perceber a diferença de sabor.

Foto: Hispanolistic / iStock

Temperos mais fortes

Segundo o chef Claude Troisgros, que comanda o restaurante Chez Claude e desenvolveu um menu especial para a companhia Azul este ano, os temperos como sal e açúcar se acentuam nas alturas. Então, é necessário que haja menos temperos nos pratos para que eles fiquem com um gosto apropriado. O conhecimento foi compartilhado em uma entrevista para a Revista Exame.

Planejamento antecipado

Os cardápios das companhias aéreas costumam ser planejados com bastante antecedência, geralmente entre seis meses e um ano antes. E mesmo com todo esse planejamento, há muitas pessoas que não conseguem gostar de comida de avião. 

Produção diária

Muitas das refeições servidas pelas companhias aéreas são preparadas diariamente para os voos. Por exemplo, a Emirates (uma das companhias mais famosas do mundo) produz cerca de 150 mil refeições por dia. Entre essas refeições estão as chamadas "comfort food", que possuem um valor nostálgico ou sentimental, sendo preparadas para fazer com que os passageiros se sintam familiarizados e satisfeitos após comer.

Foto: Narongrit Sritana / iStock

Preparo dos vegetais

Os vegetais servidos nos voos costumam ser marinados em especiarias antes de serem servidos, proporcionando um sabor original e rico aos alimentos.

Carne pré-cozida

Acredita-se que algumas companhias aéreas pré-cozinham parcialmente as carnes antes dos voos, sendo que a finalização do cozimento ocorre no forno do avião durante o voo.

Refeições leves

Uma característica comum a todas as refeições de avião é que elas são projetadas para serem leves, levando em consideração o peso. Empresas aéreas americanas conseguiram economizar até 40 mil dólares apenas removendo uma azeitona de cada salada.

Melhores refeições

De acordo com o Luxury Travel Expert, as melhores refeições são servidas pela Austrian Airlines, seguidas pela Qatar Airways e Singapore Airlines, respectivamente. Então, se você gosta de voar e experimentar comidas deliciosas, vale considerar uma viagem com uma dessas companhias

Foto: Fabian Gysel / iStock

Qualidade

As companhias aéreas fazem um grande esforço para garantir a qualidade das refeições servidas. Por exemplo, a United Airlines costuma embalar todos os alimentos manualmente.

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade