Comidas japonesas que só existem no Brasil
De temaki no copo até sushis doces, conheça comidas japonesas que não existem no Japão e são criação 100% brasileira
De acordo com a Associação Brasileira de Culinária Japonesa (ABCJ), em São Paulo, existem mais restaurantes japoneses do que churrascarias, tamanha é a paixão dos brasileiros por sushis, sashimis, temakis, yakisobas e derivados.
Assim como as pizzas, que sofreram diversas adaptações quando foram trazidas da Itália para cá, a comida “japonesa brasileira” também é bem diferente da tradicional, encontrada no Japão. Isso porque a culinária teve que ser adaptada para o nosso paladar quando chegou aqui com os imigrantes. E a gente sabe, também, que os brasileiros adoram fazer adaptações e incrementar comidas de todo mundo, então, não poderia ser diferente.
Ingredientes como morango, cream cheese e Nutella podem causar estranhamento nos japoneses, mas isso é porque eles não viram até onde vai a nossa criatividade.
Confira a lista de comidas japonesas que não existem no Japão (só no Brasil!):
Temaki no copo
Depois de bolo no pote, salada no pote e, até mesmo, cachorro quente no pote, surgiu um novo clássico brasileiro: o temaki no pote. Amado por muitos e odiado por vários, basicamente consiste em um mistura de arroz japonês, cream cheese, salmão em cubos e cebolinha dentro de um copo. Claro que essa não é a única combinação, assim como os temakis clássicos, você pode rechear seu temaki no copo como quiser.
Hot roll
É um dos sushis mais amados pelos brasileiros, mas não existe na cultura japonesa. Isso porque lá, não tem nem a possibilidade de um sushi ser empanado e frito, se colocar cream cheese por cima então, aí fica ainda mais absurdo.
Acaramaki
A mistura de acarajé com temaki só podia ser criação nossa. Consiste basicamente em um bolinho de arroz japonês empanado e frito no azeite de dendê com recheio de temaki, que pode ser salmão, cream cheese, camarão e muito mais. Parece absurdo, mas é Brasil!
Sushi doce com morango, banana, chocolate, creme de avelã etc
O céu é o limite quando falamos de sushi doce, pode ser uma banana empanada com Nutella em cima, ou um sushi comum com arroz japonês recheado com as mais variadas frutas, como goiaba, morango, manga, banana e muito mais. Parece a sobremesa japonesa ideal, mas nunca ouse falar isso para um japonês.
Sushi burguer
Bom… essa eu nem preciso dizer que não é um prato típico da culinária japonesa. O nome já diz tudo, mas vale explicar, nessa receita o pão é feito com arroz japonês empanado em farinha panko e o recheio é de salmão com cream cheese e cebolinha. Você ainda pode incrementar com molho tarê e shoyo.
Sushi com arroz, feijão, bife, batata-frita, salada (vulgo: prato de self service)
O pratão típico do self service aqui no Brasil causaria muito estranhamento nos japoneses. Isso porque a gente não tem vergonha de misturar todas as comidas do mundo em um prato só. Arroz, feijoada, lasanha, macarrão, sushi e muito mais, tudo isso é comido facilmente em uma mesma refeição por aqui.
Sushi e sashimi de peixes brasileiros e de água doce
Em muitos restaurantes japoneses no Brasil encontramos algumas combinações com peixes brasileiros e peixes de água doce, elas não existem na culinária típica, isso porque não são peixes comumente encontrados na região. Essa não é tão absurda quanto os outros tópicos da lista, mas vale a menção.
Sushi de salsicha, temaki de strogonoff, pizza de sushi
Tem algumas opções bizarras que não precisamos nem colocar na lista, qualquer um sabe que isso é impossível no Japão. Dentre os mais bizarros estão esses: sushi de salsicha, temaki de strogonoff, pizza de sushi, sushi com doritos e ovo de páscoa de sushi.