Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Comidas tradicionais de Carnaval: o que comer durante a folia

Com a chegada do Carnaval, confira dicas sobre o que se come no carnaval do Brasil e ideias para se alimentar

26 jan 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Não existe uma comida típica de Carnaval, mas é comum que brasileiros comemorem com samba, feijoada e caipirinha. Cachorro-quente, acarajé, churrasco e espetinhos também são comuns nas festas entre amigos e blocos de rua.
Feijoada é o prato que mais combina com o Carnaval no Brasil
Feijoada é o prato que mais combina com o Carnaval no Brasil
Foto: YES BRASIL

O Carnaval com seus bloquinhos, trios elétricos, ensaios de escolas de samba e outras atrações de fevereiro é aguardado por milhões de brasileiros. Um ponto importante das festividades é a gastronomia: o que comemos no Carnaval?

Não faltam pratos que representam esse período de festas e que, ao mesmo tempo, são exemplos da diversidade da gastronomia brasileira. Além disso, a alimentação é muito importante para curtir a folia, tanto para repor as energias perdidas durante as festas quanto para lidar com o eventual consumo de álcool no carnaval.

Qual é a comida típica de carnaval?

Ao contrário de outras épocas do ano, existe mais de uma comida típica no carnaval do Brasil. Se o peru é um clássico do Natal e o bacalhau um item simbólico da Páscoa, durante o Carnaval são diversos os pratos típicos, presentes em diferentes festas carnavalescas.

O carnaval das escolas de samba realizado tradicionalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, é marcado por almoços durante os ensaios nos barracões das agremiações. Já no carnaval dos trios elétricos e blocos de rua, a presença é das comidas de rua, que podem variar conforme a região em que a festa acontece.

O que se come no carnaval do Brasil?

Feijoada

A feijoada é presença garantida no carnaval nas quadras e barracões das escolas de samba. Tradicionalmente, várias agremiações realizam eventos em suas sedes para integrantes da escola e também para o público em geral que servem, entre outras comidas, a feijoada.

O prato brasileiro é resultado da influência da culinária africana somada à culinária portuguesa e leva como ingredientes característicos a carne de porco, a bovina e o feijão preto, além de acompanhamentos como couve e arroz. A feijoada também costuma ter a companhia de uma caipirinha ou mesmo dose de cachaça. 

Acarajé

O acarajé é um prato cheio de tradição e sabor encontrado em diversas cidades e, principalmente, no carnaval da Bahia. Com origem em pratos preparados por povos africanos e difundida a partir do candomblé, a iguaria faz parte da nossa gastronomia há séculos. 

Preparado com bolinho de feijão-fradinho, azeite de dendê, vatapá e camarão, o acarajé pode ser encontrado tanto em restaurantes quanto em carrinhos e bancas de comida de rua, para a alegria dos foliões do carnaval.

Acarajé foi tombado pela Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Acarajé foi tombado pela Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Foto: iStock

Churrasco

O churrasco é outra comida que pode ser encontrada facilmente em ensaios de escolas de samba ou em momentos diversos de folia durante o carnaval. Como o período também é de folga para muita gente, o churrasco também é comum em celebrações em família ou amigos.

Além disso, o carnaval antecede o período de Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e se estende até a sexta-feira santa ou sexta-feira da Paixão de Cristo. Muitos cristãos diminuem ou mesmo param de consumir carne durante esse período. Por isso, aproveitam o carnaval como última oportunidade de aproveitar um churrasco antes da Quaresma. 

Cerveja é uma das bebidas que mais combinam com churrasco
Cerveja é uma das bebidas que mais combinam com churrasco
Foto: iStock

Cachorro-quente

O cachorro-quente é uma popular comida de rua brasileira e não poderia ficar de fora do carnaval. Afinal, o prato é uma opção prática de lanche ou mesmo almoço durante a folia de rua e pode ser feito com vários ingredientes para todos os paladares e apetites.

Além do cachorro-quente tradicional, é possível encontrar versões maiores, com duas salsichas, por exemplo. Também dá para incrementar a receita com carne moída, purê de batata e outros acompanhamentos que deixam o cachorro-quente ainda maior.

Empresa não aceitou a proposta inicial do advogado, e renegociação acabou em.... cachorro-quente
Empresa não aceitou a proposta inicial do advogado, e renegociação acabou em.... cachorro-quente
Foto: Reprodução/iStock/Bruno Netto

Espetinho

Por fim, não poderia faltar o espetinho, um prato fácil de ser preparado e consumido. Presente nas ruas e em lanchonetes e restaurantes, o espetinho pode ser de carne bovina, frango, queijo ou mesmo a combinação de diferentes ingredientes, como frango com bacon.

O espetinho é uma boa opção para quem quer comer de forma prática e rápida para não perder tempo durante o carnaval. Além disso, dá para comer espetinho com acompanhamentos diversos, como farofa e vinagrete.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no carnaval e de outras dicas para curtir a folia? Navegue pela página de carnaval do Terra!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade