Como a maçã da Turma da Mônica foi de ração de animais a hit de vendas
Mauricio de Sousa fechou parceria com a Fischer em 1994, criando um verdadeiro império de venda de maçãs para crianças
Uma fruta pequena e doce vendida em pacotes de 1 kg. Esse é o segredo da maçã da Turma da Mônica, um produto que surgiu há quase 30 anos a partir de uma ideia de Mauricio de Sousa. A história foi contada por Mônica Sousa, filha do cartunista, em um podcast em comemoração aos 60 anos da personagem inspirada nela.
O desenhista, que se inspirou nos filhos para as suas criações, notou que as crianças dificilmente comiam uma maçã inteira. Mauricio então foi em busca de uma fruta menor para atender o público infantil.
"Ele foi pessoalmente visitar a fazenda. Eram maçãs feitas para suco ou para a alimentação de animais. Porque ela não era bonita como aquelas maçãs vermelhas, grandonas. Mas meu pai falava que era a maçã ideal para a criança. Porque a criança não come inteira. Essa ela come inteira", contou Mônica.
A filha de Mauricio ainda destacou a sacada de marketing. "É uma maçã tão saborosa que não era destinada ao consumo final por causa da aparência. Aí colocaram numa embalagem um produto que antes era vendido à granel com a chancela da Turma da Mônica", pontuou.
E a estratégia deu muito certo. Atualmente, a maçã da Turma da Mônica vende 900 toneladas por mês. Segundo Graciele Pereira, gerente comercial da Mauricio de Sousa Produções, a maçã é a mais vendida entre os produtos frescos, não industrializados, com o licenciamento da Turma da Mônica. "Cada pacote tem 1 kg, são 900 mil pacotes por mês", destacou a gerente, que também participou do podcast.
A maçã foi o primeiro FLV (frutas, verduras e legumes) com licenciamento da empresa. Depois do sucesso, a área cresceu bastante. Atualmente são cerca de 20 produtos, todos inspirados na pioneira maçã. A Fischer, por exemplo, também comercializa os kiwis e as peras da Turma da Mônica.
O Monicast é o primeiro podcast oficial da Mauricio de Sousa Produções. É mais um produto em comemoração aos 60 anos da personagem mais famosa da turminha. Ele estreou em 22 de junho e terá 10 episódios, sempre às quintas-feiras, no canal do YouTube da MSP (Mauricio de Sousa Produções).
Case de sucesso
Em 2017 o próprio idealizador da ideia das maçãs, Mauricio de Sousa, explicou a concepção do produto no Wave Festival, um evento de criatividade no Rio de Janeiro, onde foi bastante aplaudido por publicitários.
"Meus filhos pegavam as maçãs e comiam apenas uma parte. Elas também não cabiam nas lancheiras. Um dia, visitei uma fazenda que produzia maçãs em tamanhos menores, bonitinhas. Perguntei sobre os produtos, e eles me contaram que daí eram feitos pasta, adubo e ração. Pensei, na hora: 'Vamos inventar já uma maçã da Turma da Mônica'. E foi esse sucesso, até hoje", resumiu o criador.