Um passo a passo para garantir um resultado que deixará as suas receitas mais saborosas, evitando que o bacalhau fique sem sabor
Como dessalgar o bacalhau, dicas, técnica e receitas
Foto: Bake and Cake GourmetCOMO DESSALGAR O BACALHAU
O bacalhau (conheça aqui os tipos e como escolher), precisa ser dessalgado de forma correta, para garantir a segurança alimentar e proporcionar o melhor sabor à sua receita.
Quem ensina os passos é Manu Boffino, do Bake and Cake Gourmet, site de receitas, cardápios e lista de compras.
Ao final, tem algumas receitas muito fáceis e especiais para fazer com o peixe. E se você quer saber mais sobre o bacalhau, o que é, seus tipos, clique AQUI. Isso com certeza ajudará a escolher o bacalhau ideal para a sua receita.
Qual o tempo necessário para dessalgar o bacalhau?
Dependendo da espessura, corte ou tipo de bacalhau o tempo médio de dessalgue é bastante variado. Para ter certeza do ponto de sal correto, o melhor é ir provando o bacalhau, conforme for trocando a água - tire um pedacinho na parte interna do peixe e veja se está bom - não deixe o bacalhau perder todo o sal, bacalhau insosso fica sem o seu sabor característico - ver indicações a seguir.
- Desfiado ou em Lascas - em média 6 horas, troque a água na metade desse tempo.
- Postas Finas - em média 12 horas, trocando pelo menos 3 vezes a água.
- Postas Normais - em média 24 horas, troque a água a cada 6 horas.
- Postas Grossas - de 40 a 48 horas, sempre trocando a água a cada 6 horas.
Como dessalgar o bacalhau?
- Lave bem o bacalhau em água fria corrente, para retirar a crosta externa de sal, isso vai acelerar o processo de dessalgue.
- Coloque o bacalhau em um recipiente, se estiver com pele deixe-a virada para cima. Cubra com água - em média 4 litros de água para cada quilo de peixe. Use sempre água fria, de preferência gelada - a água gelada acelera o processo de dessalgue. É comum, também, se acrescentar algumas pedras de gelo.
- Cubra o recipiente com uma tampa ou filme plástico e conserve na geladeira para evitar a propagação de microorganismos que agem em meio úmido e sob ação de calor, mesmo que moderado, o que pode deixar o peixe com um cheiro forte ou até estragado (deixe o tempo todo na geladeira e a água tem que ficar sempre muito fria).
- Troque a água do bacalhau, no mínimo, a cada 6 horas, sempre com água fria ou gelada, isso porque o sal vai saindo do peixe e indo para a água.
- Se ao final do tempo sugerido o bacalhau ainda estiver salgado, continue o processo até ao nível de tempero que utiliza na sua cozinha.
- Ao final do dessalgue, lave-o com bastante água corrente antes de sua utilização.
Veja algumas receitas, e aplique a técnica e lembre de escolher o tipo de bacalhau adequado para cada preparação:
1. Salada de Bacalhau com grão-de-bico - preparada com o bacalhau desfiado, servida fria.
2. Bacalhoada tradicional, com batatas ao forno : a verdeira, clássica receita portuguesa.
3. Escondidinho de bacalhau, uma forma deliciosa e econômica, com bom rendimento.
4. Arroz de bacalhau, molhadinho, à moda portuguesa
Lembre de seguir as dicas para prepara a sua receita com bacalhau!
E visite o Bake and Cake Gourmet, para montar o seu cardápio, personalizado e totalmente grátis. Você se organiza e economiza.