Como estão os restaurantes do reality ‘Pesadelo na Cozinha´, comandado por Jacquin?
Mesmo com a ajuda do Chef, muitos restaurantes que participaram do programa acabaram fechando; confira
Os espectadores do reality comandado pelo chef Erick Jacquin, 'Pesadelo Na Cozinha', já sabem que os restaurantes que se inscrevem para fazer parte do programa estão passando por dificuldades - principalmente financeiras - em seus negócios. Afinal, a proposta é exatamente essa: repaginar o empreendimento para evitar que ele venha à falência.
Nem todos, no final das contas, conseguiram se reerguer, mesmo com a ajuda do programa e do chef. Muitos deles acabaram fechando principalmente durante a pandemia de coronavírus, que afetou diversos tipos de negócio, mas principalmente bares e restaurantes.
A boa notícia é que outros se reinventaram, começaram a atender via delivery, melhoraram as estratégias de marketing, surfaram no ‘hype’ do programa e continuam a todo vapor. Alguns até abriram novas unidades.
Confira o que aconteceu com os restaurantes que mais fizeram sucesso durante o reality 'Pesadelo Na Cozinha':
El Maktub
Só quem assistiu vai lembrar daquele restaurante que oferecia preservativos na entrada. O El Maktub encerrou suas atividades presenciais e passou a operar apenas por delivery. Está aberto a pedidos no iFood. No local onde era o restaurante, a dona, Kadige, e seu filho abriram um novo estabelecimento: o Boteco 647. O bar é especializado em torresmo de rolo e ganhou o selo de qualidade do Erick Jacquin, além de ser muito bem avaliado pelos clientes.
Pé de Fava
O restaurante mais famoso de todas as temporadas foi o Pé de Fava, conhecido por ter gestores que desligavam o freezer (cheio de comida) durante a noite para economizar na conta de energia. Depois da fama, o proprietário anunciou o restaurante na OLX por 150 mil reais. Fábio contou em entrevista para Band que os principais motivos da venda foram questões financeiras e as dificuldades da pandemia.
Os novos donos do restaurante mantiveram o nome, por questões de marketing, mas reformularam tudo, desde o local até o cardápio. Então, o restaurante ainda existe, mas não tem nada do que conhecemos durante o programa.
Bawarchi
O Bawarchi é um restaurante de comida indiana que ficou famoso pela falta de higiene durante o programa. Porém, a volta por cima veio. Além de terem superado o 'Pesadelo na Cozinha', também ficaram bem conhecidos e oferecem até tours pela cozinha para clientes que queiram conferir se o ambiente está mesmo limpo.
O sucesso foi tanto após o reality que o proprietário, Ajay, já abriu até uma segunda unidade, agora na região dos Jardins, em São Paulo. A matriz, que ficou conhecida, fica na Vila Mariana.
Saia do Padre
Infelizmente, esse é um dos casos em que nem o chef Jacquin conseguiu salvar o restaurante. Pouco depois do programa ir ao ar, o empreendimento faliu. A história foi uma das mais conturbadas do programa, e nem os fãs sabem qual foi o desfecho da Elaine, uma das proprietárias que queria manter o local aberto, quitar as dívidas e tentar sobreviver do negócio para realizar seu grande sonho de começar uma família.
Ao procurar o nome do restaurante no Google Maps, uma faixa vermelha informa “Permanentemente fechado”.
Ça Va
Com certeza, o Ça Va Restaurante e seu proprietário, o Seu Antônio, são os mais lembrados e queridos pelos fãs de 'Pesadelo na Cozinha'. Infelizmente, Seu Antônio faleceu aos 70 anos, vítima de Covid, e seus filhos não tinham interesse em tocar o negócio, por isso, ofereceram para o chef Jacquin.
Jacquin acabou comprando o empreendimento, fez algumas reformas, mas manteve o mesmo nome e a essência do local, em homenagem ao antigo dono. Hoje o restaurante faz sucesso e o chef lamenta que Seu Antônio não tenha conseguido presenciar o local como está hoje.
Joka’s Grill
Este é mais um dos restaurantes que não sobreviveu à crise trazida pela pandemia de Covid-19. Os proprietários, Linda e João, se juntaram com a filha e construíram uma cozinha industrial para vender marmitas fitness na região da Granja Viana (SP).
Trilha da Costela
Quem lembra do restaurante que vendia carne de segunda como filé mignon? Infelizmente, o Trilha da Costela também não sobreviveu e fechou suas portas. Mesmo após a consultoria do chef e 17 anos de história, os donos não conseguiram manter o lugar aberto.
Hero’s Burger
Uma das histórias mais emocionantes é a do Hero’s Burger. O local fechou durante a pandemia, conseguiu se reerguer por meio de um financiamento coletivo online, ficou um bom tempo aberto, fazendo sucesso e sediando eventos e desfiles de cosplay. Porém, no começo de 2023, Sibele Soglia, dona da hamburgueria, comunicou em suas redes sociais o fechamento da casa para cuidar de sua própria saúde. Ela recebeu o diagnóstico de um câncer uterino e agora está focada no tratamento e recuperação.