Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como evitar desperdício e perda de alimentos?

O Brasil está na 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida; confira 8 dicas para ajudar a evitar essa situação

13 abr 2023 - 12h44
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: MachineHeadz / iStock

O Brasil é um dos maiores e principais produtores de alimento do mundo, mas infelizmente também é um dos países com o maior nível de desperdício de alimento. Cerca de 30% dos alimentos produzidos aqui acabam sendo jogados fora, o que equivale a cerca de 46 milhões de toneladas por ano, segundo dados do IBGE.

Além de ser um desperdício em termos sociais e ambientais, também representa uma perda significativa em termos econômicos, aproximadamente R$ 61,3 bilhões são perdidos por ano por conta disso. Assim, o Brasil ficou na 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, segundo dados da ONU.

Aqui é muito comum que as compras sejam feitas para durar o mês todo, porém, essa cultura faz com que muitos alimentos acabem estragando antes mesmo de serem consumidos. O brasileiro joga cerca de 41,6 kg de comida fora por ano, que vão parar, em sua grande maioria, nos aterros sanitários. Juntando todos esses números de desperdício no país, seria possível alimentar 13 milhões de pessoas

Os indices só pioram quando comparamos ao número de pessoas que passam fome no Brasil, que é cerca 33 milhões de pessoas, segundo pesquisas divulgadas pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). 

E qual a diferença entre perda e desperdício alimentar?

A diferença entre perda e desperdício de alimentos reside no fato de que a perda ocorre durante os processos de manuseio, como produção, armazenamento e transporte, enquanto o desperdício ocorre quando os alimentos são intencionalmente descartados pelo ser humano, mesmo que ainda possam ser aproveitados. No Brasil, cerca de 60% do que deixa de chegar ao prato dos brasileiros é devido à perda de alimentos, enquanto o desperdício representa cerca de 40% do que não é consumido, ocorrendo em casa, restaurantes e varejo.

Foto: AndreyPopov / iStock

Como evitar o desperdício em casa? 

Veja alguns hábitos simples que você pode adotar em casa para ajudar a evitar o desperdício de comida. 

1. Planeje suas refeições, ou seja, monte um cardápio semanal e faça listas de compras com os produtos e quantidades exatas que você necessita.

2. Comece a observar o que sobra e o que é jogado fora. Se você percebe um excedente de arroz que vai para o lixo toda semana, po exemplo, recalcule e reduza a quantidade da próxima vez que fizer. 

3. Doe o que não conseguir utilizar. Se você observar que está chegando perto da data de vencimento e você ainda não consumiu aquele alimento, doe para quem precisa ou quem quer utilizá-lo, não deixe vencer. 

4. Aproveite integralmente os alimentos utilizando, inclusive, cascas, talos, sementes e raízes. Há muitas receitas na internet feitas com banana passada, casca de frutas e legumes e outros tipos de alimentos que são comumente jogados fora.

5. Use a criatividade e transforme as sobras no almoço ou jantar do dia seguinte.

6. Congele os restos das refeições para comer nos próximos dias.

7. Cuidado com as promoções no mercado. Elas nos incentivam a comprar um número alto de produtos, muitas vezes desnecessários e que acabam estragando. 

8. Não jogue o alimento fora apenas pela aparência. Se uma fruta ou legumes estiverem com uma aparência feia em algumas regiões, corte-as e use o que sobrou daquele alimento, não é necessário jogar tudo fora. 

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade