Como fazer 'queijo' falso: testamos a receita que rende 1 quilo
Testamos a receita de queijo caseiro que viralizou nas redes
Em tempos de queijo custando uma fortuna, a apresentadora Cleane Fontenele publicou um vídeo em suas redes sociais ensinando como fazer um pedaço de "queijo mussarela" de 1 quilo. O vídeo já bateu mais de 4 milhões de visualizações apenas no TikTok.
A receita consiste em fazer uma mistura de uma pequena quantidade de queijo mussarela em leite, amido de milho e manteiga. A influenciadora promete que esse é o "melhor queijo do mundo".
Agora que a expectativa foi parar nas alturas, fica a dúvida: Será que funciona?
Teste: como fazer o queijo com amido de milho
Os ingredientes indicados no vídeo são:
1 litro de leite integral
200g de amido de milho
200g de queijo mussarela
½ colher (sopa) de sal
200g de manteiga
Rendimento: 1 quilo (ou mais!) - a nossa rendeu 1,200kg
O primeiro passo foi colocar o leite e o amido no liquidificador e bater até dissolver bem. Se quiser, você também pode colocar o sal nessa etapa.
Em seguida, ligamos o fogo baixo, colocamos a mistura em uma panela, adicionamos o queijo e a margarina (apesar da receita original ser com manteiga) e continuamos mexendo durante 10 minutos até engrossar.
A própria Cleane Fontenele deu uma dica exclusiva pra gente: caso desejável, você também pode colocar queijo ralado para dar liga, ou até mesmo para substituir o mussarela.
Feito isso, deixamos esfriar por 1 hora. Na sequência, levamos para a geladeira por cerca de 30 minutos.
O queijo saiu da geladeira ainda um pouco quentinho mas com a consistência que a gente queria e o mais importante: pronto para ser devorado!
Resultado: o queijo de queijo é bom mesmo?
Resposta rápida: depende. Vai muito do gosto da pessoa.
Nosso editor adorou a receita, disse que o sabor realmente lembra mussarela. O maior dilema está na textura, que é mais gelatinosa que o queijo. Porém, com sanduíche ele nos explicou que engana super bem. O problema maior é a durabilidade, em 2 dias o queijo ficou seco e com um aspecto estranho. Mas ele tem salvação e vamos explicar mais à frente.
Val dizer que esse queijo NÃO DERRETE. Quando aquecido, no máximo, ele vira uma pastinha.
Embora o Dario tenha aprovado, essa não foi a reação mais comum entre as pessoas que testaram a receita e vieram conversar com a gente nas nossas redes sociais:
"Não sei porque o meu não deu certo, ficou igual a um mingau.", conta Guilherme Farzat em nosso Instagram.
"Gente isso aí é exatamente o que a fábrica faz quando te vende o tal 'alimento lácteo com queijo' que custa metade do preço! ", disse o Horta Jr. em nosso TikTok.
"O que eu fiz ficou parecendo mingau de maisena em pedaço.", acrescenta Maria Corrêa em nossa página no Facebook.
De acordo com o Paulo Wesley, NEM O PROCON é a favor dessa receita. Ele conta história em seu comentário no nosso canal no Youtube:
"Aqui na minha cidade o PROCON fez até uma investigação nos estabelecimentos, porque andaram vendendo esse queijo fake."
Apesar da aparente má fama, como dito antes, o nosso editor amou a versão, tanto que até publicou outro vídeo ensinando a empanar e fritar a iguaria.
Receita extra: queijo falso de amido empanado e frito
O pulo do gato é nada mais nada menos que empanar o queijo na farinha de trigo e em seguida fritá-lo! Primeiro nós cortamos o queijo em cubinhos iguais e os empanamos com farinha de trigo.
Por fim, colocamos óleo para esquentar e usamos a técnica da colher de pau para ver se ele estava quente o suficiente. Agora que o óleo está quente é só fritar os cubinhos empanados e o resultado fica inquestionavelmente delicioso (segundo o Dario e seus amigos).
Cuidados ao consumir amido de milho
Por mais que o amido de milho seja mais que um amigo para dar consistência nas receitas, o seu consumo irresponsável pode ser prejudicial para nossa saúde. Além do amido de milho ser rico em carboidratos e calorias, ele pode estar associado a alguns efeitos colaterais negativos como:
- Aumento de níveis e açúcar no sangue: pelo seu alto índice glicêmico, que é uma medida de quanto o alimento pode afetar os níveis de açúcar no nosso sangue e também por ser pobre em fibras, nutriente importante para retardar a absorção dos açúcares na corrente sanguínea;
- Pode prejudicar a saúde do coração: por ser considerado um carboidrato refinado, ultraprocessado, além de ter o índice glicêmico alto, o amido de pode estar associado a um maior risco de doença cardíaca;
- Poucos nutrientes essenciais: apesar de trazer uma sensação de saciedade, é muito pobre em minerais, fibras, proteínas e vitaminas.
Vale ressaltar que isso não indica que você precisa eliminar o amido de milho das suas receitas, apenas evite consumi-lo em grandes quantidades ou fazer com que ele se torne o ingrediente principal da sua dieta.
Quer aprender mais sobre queijos? Confira o nosso artigo te ensinando a diferença entre os queijos minas, quark, cottage e ricota.
O que aprendemos com essa dica
- É possível fazer muito "queijo" com pouco queijo;
- Apesar de gostosa, a receita do queijo falso com amido não agrada a todos;
- A versão empanada e frita é sucesso com todos;
- É preciso evitar comer amido de milho em excesso.
Confira o vídeo do nosso teste na íntegra.