Como identificar a carne mais fresca do açougue ou supermercado?
Selo de inspeção, validade, cor, textura e cheiro são alguns pontos importantes na hora da compra
A escolha da carne requer atenção a diversos fatores que garantem a qualidade e a segurança alimentar. Alguns pontos que devem ser observados ao comprar um corte no açougue ou supermercado são:
Selo de inspeção: A presença do selo de inspeção (SIF, SIE ou SIM) é fundamental, pois atesta que o produto foi submetido aos controles sanitários, aprovado e está apto para o consumo.
Onde encontrar o selo?
O selo de inspeção pode ser encontrado na embalagem de carnes industrializadas, em etiquetas nos balcões de açougue e até mesmo em carimbos nas carcaças das carnes.
Prazo de validade: A verificação da data de validade é fundamental para garantir a qualidade do alimento e evitar o consumo de produtos impróprios, que podem causar mal-estar e problemas sérios de saúde.
Características visuais: A cor, a textura e o cheiro da carne são bons indicadores de frescor. Fique de olho se a carne bovina apresenta uma coloração vermelho-vivo, enquanto aves e suínos devem ter uma tonalidade rosada. Os peixes frescos devem estar com os olhos e escamas brilhantes.
A textura deve ser firme, levemente úmida, e o cheiro suave. Se tiver forte, isso significa que está ultrapassado e até estragado.
Gordura: A presença de gordura, quando bem distribuída. é um sinal de boa qualidade da carne, conferindo maior sabor e suculência no preparo.
Prefira comprar carnes em locais de confiança, como grandes redes de supermercados ou açougue que tenha qualidade e que você já conheça a procedência do alimento .