Condenados à morte nos EUA podem escolher última refeição; veja lista inusitada
Veja quais foram os pedidos mais diferentes
Apesar de ser um assunto polêmico, há diversos lugares nos Estados Unidos em que a pena de morte é uma condenação comum para pessoas que cometem crimes hediondos, como assassinato.
Horas antes da execução acontecer, o preso tem um "consolo final”, uma última refeição de sua escolha. E não há limites, alguns escolhem muitas coisas, outros escolhem apenas um prato simples. O assunto é tão bizarro que muitas pessoas se interessam em saber quais foram os últimos pratos escolhidos pelos condenados.
Um fotógrafo, Henry Hargreaves, ficou tão sensibilizado com essa história, que teve a ideia de recriar alguns dos últimos pedidos de condenados à morte nos EUA. Alguns desses cliques você poderá ver durante a lista.
Confira a lista de algum dos pedidos mais diferentes de última refeição:
Uma pizza vegetariana para ser doada a um morador de rua
Condenado: Philip Workman
Este pode ser o pedido mais generoso de última refeição já feito. Philip Workman foi condenado pelo assassinato de um policial e executado em 2007 por uma injeção letal. Porém, as leis não permitem que o condenado faça um pedido para outra pessoa neste caso, o que fez com que ele não tivesse seu pedido realizado. Mas o povo se solidarizou com o pedido e doou centenas de pizzas a desabrigados na cidade de Nashville e até mesmo em outros locais.
Um litro de sorvete
Condenado: Timothy McVeigh
Em 1995 um atentado terrorista atingiu boa parte de um prédio em Oklahoma, causando 168 mortes e deixando mais de 680 pessoas feridas. Esse crime foi cometido por Timothy McVeigh, que foi executado por injeção letal no ano de 2001. Sua última refeição foi um litro de sorvete de menta com flocos de chocolate. Apenas isso.
Cheeseburger, batata frita, leite e bolo de chocolate
Condenado: Kevin L. Zimmerman
Um pedido um tanto quanto comum, já que cheeseburger e batata frita são algumas das comidas mais solicitadas por condenados nos EUA. O pedido completo de Zimmerman foi: cheeseburger duplo com alface, tomate e cebola, molho de salada, ketchup, batatas fritas, leite e um pedaço de bolo de chocolate. Ele foi condenado por roubo e assasinato e foi executado em 2004, por injeção letal, no Texas.
Uma azeitona preta com caroço
Condenado: Robert Buell
Sim, é exatamente isso que você leu, nada a mais e nada a menos, para sua última refeição Robert Buell escolheu degustar apenas uma azeitona preta com caroço. Apesar deste ser o pedido mais minimalista de todos, há relatos de condenados que se contentaram apenas com um iogurte ou uma xícara de café. Buell foi executado em 2002 por uma injeção letal, acusado de assassinar uma criança.
1kg de camarão frito e muito mais
Condenados: Hoyt Clines, Darryl Richley e James Holmes
Um feito incomum é ter três execuções acontecendo no mesmo dia, mas isso aconteceu em 1994 com Hoyt Clines, Darryl Richley e James Holmes. Eles foram julgados pelo crime de assassinato e no dia que foram execultados deram um trabalhão para o pessoal da cozinha, isso porque, juntos, eles pediram: 1 kg de camarão frito, batatas fritas, ketchup, pavê de banana e refrigerante, filé grelhado, queijo curado, salada com queijo bleu e cerveja, linguiça defumada, queijo, cheeseburger duplo com picles, cebola, alface e maionese, batatas fritas com ketchup, uma cebola, um pepino, sorvete com bolo e Coca-Cola.
Cardápio padrão
Condenado: Ted Bundy
Um dos serial killers mais famosos da história foi executado em 1989 depois de confessar ter matado 30 pessoas em sete estados diferentes dos EUA. Como não fez nenhum pedido especial, providenciaram a ele o cardápio tradicional do corredor da morte, com bife, ovos, torradas, hash browns, manteiga, geléia, leite e suco.
15 enchiladas e muito mais
Condenado: Mauriceo Brown
Ele bateu o recorde de maior último pedido já feito, isso porque, além das 15 enchiladas com queijo e cebola, que já seriam bastante comida, ele também pediu anéis de cebola, 8 pedaços de frango frito, 8 pedaços de frango assado, 8 pimentas, 10 tacos completos com recheio de carne, queijo, cebola e molho, 4 cheeseburgers duplos com queijo duplo e bacon duplo, 1 bisteca grelhada sem osso e com molho e 1 torta de pêssego. Ele foi executado em 2006 por injeção letal no Texas, acusado de cometer o crime de assasinato durante roubo.
Nada
Condenado: Angel Nieves Diaz
Acusado de assassinar o gerente de um bar de striptease em 1979, Diaz afirmou até seu último momento que não era culpado por esse crime. Executado em 2006, ele recusou a refeição especial e a refeição normal também. Foi executado sem ter aproveitar de uma última refeição.