Conheça a banana gigante de meio quilo que viralizou no Twitter
Ela é bem maior e mais encorpada que as bananas comuns e deixou muitos internautas chocados
A banana é uma fruta muito popular em terras brasileiras, por isso, há poucos povos no mundo que conhecem a fruta tão bem quanto nós. Porém, uma espécie de banana gigante acabou chocando os usuários do Twitter recentemente.
As imagens foram divulgadas em uma página especializada em memes e posts engraçados, chamada Lance, e já alcançou mais de 5,6 milhões de visualizações, 54,1 mil curtidas e 2 mil comentários. A repercussão foi grande.
Os comentários vão desde de pessoas chocadas com o tamanho e a grossura do fruto, até aqueles que estão desejando a banana em cima de um pratão de arroz e feijão e perguntando onde podem achar uma igual essa.
Como o post é super simples e não contém nenhuma informação sobre a fruta em questão, muitos internautas comentaram que poderia ser uma banana-da-terra, que realmente é uma espécie um pouco maior do que estamos acostumados a consumir, muito utilizada na culinária para fazer pratos como moqueca de banana, banana frita etc.
De acordo com o site Slow Food Foundation for Biodiversity, na verdade, essa é uma banana da espécie hua moa, uma variedade originária da Polinésia, possivelmente das Ilhas Marquesas. Ela é conhecida por ser muito maior que as outras e também por ser mais cremosa e saborosa.
Recentemente ela foi levada para os Estados Unidos, então, acabou se tornando mais comum nas cozinhas e restaurantes por lá e é usada principalmente por descendentes de latinos que vivem na Flórida.
A hua moa possui frutos extremamente grossos e grandes, como visto na foto, que podem atingir até 10 cm de espessura e 25 cm de comprimento. Cada fruta dessa pode pesar mais de meio quilo e, as bananeiras que as sustentam chegam a ter até quatro metros de altura.
Diferente da banana-da-terra, essa espécie não precisa ser cozida para chegar no ponto ideal de consumo, quando madura a fruta fica muito doce e cremosa, ideal para consumo in natura.