Conheça o bao: pãozinho chinês que faz sucesso no Brasil
Pão de origem chinesa começou a aparecer há algum tempo em restaurantes no Brasil e vem fazendo bastante sucesso
O Bao ou Bun, como é chamado em inglês, é formado de três ingredientes básicos que qualquer pessoa possui em casa: farinha de trigo, fermento e água. Porém de básico ele não tem nada, é um pãozinho cozido no vapor, que pode ter diversos recheios e acabou atravessando o mundo para cair no gosto dos brasileiros.
A massa do Bao é bem aerada, o que deixa o pão bem fofinho. O recheio mais clássico é o de porco, mas há diversas possibilidades, algumas lojas brasileiras vendem até com recheios doces.
Os maiores diferenciais do bao para um pão normal são: sua textura, maciez, versatilidade e o toque adocicado característico. Outro ponto importante que ajudou ele a ser aceito e amado pelos brasileiros, é o formato muito familiar, já que se parece com um mini sanduíche.
Muitas comidas orientais são rejeitadas pelo ocidente por conta do formato diferente, textura, aparência, etc, mas o Bao não sofre esse preconceito por parecer muito com comidas que já estamos acostumados.
É importante ressaltar que esse prato possui grande variação de formato e recheio dependendo da região onde está sendo comercializado. Apesar do recheio clássico ser o de porco, os novos consumidores estão experimentando recheios de frango, tofu, vegetariano, entre tantos outros. Alguns lugares fazem até a versão frita do prato.
Como começou a fama do pãozinho?
Antes mesmo de chegar ao Brasil, o Bao se tornou mundialmente famoso graças ao americano de família coreana David Chang, que também espalhou outras tendências orientais pelo mundo, como o lámen e o kimchi.
Em 2004, ele incluiu um Bun de porco no cardápio do seu bar, chamado Momofuku Noodle Bar, em Nova York, Estados Unidos, e o sucesso foi tanto que atraiu muitos clientes e muita fila para a porta do seu estabelecimento.
O chef lançou um livro e nele, afirma não saber o motivo exato do sucesso que o Bun fez nos EUA. Porém, a partir daquele momento, o pãozinho acabou ganhando o mundo. Outros restaurantes abriram no país e fora dele, como no Brasil e em outros locais da América do Sul. Hoje em dia, o bao (ou bun) é conhecido em muitas regiões e faz um baita sucesso.
Onde comer bao em São Paulo?
Panda Ya
O restaurante em Pinheiros atrai muitos clientes que vão atrás do bao, mas também oferece outras opções da culinária oriental, como guioza e frango empanado. Foi vencedor do prêmio Melhor Bom e Barato da Veja SP.
Um dos baos mais famosos é o de frango empanado, saladinha e maionese de limão, vale provar!
Endereço: Rua Lisboa, 971 – Pinheiros
Chá Yê
A casa, que também é localizada em Pinheiros, é dedicada aos chás chineses e às especialidades da culinária do país. O bao possui dois recheios, de shiitake ou de barriga de porco.
É um espaço muito imersivo para conhecer a gastronomia chinesa.
Endereço: R. Fradique Coutinho, 344 - Pinheiros
A Casa do Porco
O 7º melhor restaurante do mundo em 2022, A Casa do Porco, também serve bao em seu cardápio. Como o chef Jefferson Rueda é fã da culinária oriental, além de possuir lámen e sushi de carne de porco, o bao também leva o ingrediente típico da casa, junto com rabanete fermentado, agrião e molho agridoce. Vale a pena experimentar!
Endereço: Rua Araújo, 124 - República
Ícone Asiático
No restaurante Ícone Asiático você pode encontrar baos deliciosos tanto no menu à la carte quanto no menu degustação (de terça a sexta, no jantar). O pãozinho pode ser recheado com panceta, cogumelos ou linguiça bovina.
Endereço: Rua Fidalga, 79 – Pinheiros
Izakaya Toki
Neste típico boteco japonês com ambiente industrial, não tinha como ficar faltando um pork bun, com recheio de panceta, tarê, pepino e geleia apimentada. Além dos baos, vale a pena ir visitar para conhecer um outro lado da culinária oriental, mais voltada aos pratos quentes e petiscos.
Endereço: R. Artur de Azevedo, 986, Pinheiros