Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça o queijo mais perigoso do mundo

Teria coragem de comer um queijo coberto por larvas? Conheça o casu marzu, considerado o queijo mais perigoso do mundo

31 ago 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
O queijo mais perigoso do mundo
O queijo mais perigoso do mundo
Foto: Robert Pavsic / iStock

Se você parar para analisar bem, o processo de fabricação dos queijos é bem excêntrico em geral, já que vários deles necessitam de fungos para atingir seu ponto ideal, como é o caso do gorgonzola. Porém, nenhum deles se compara ao casu marzu, que utiliza nada mais nada menos que larvas de mosca em sua produção. 

Porém, o que mais assusta, é que o queijo é servido com as larvas ainda vivas. Assim, é possível que alguma delas sobreviva a mastigação e chegue ilesa ao intestino de quem ousou provar, caso isso ocorra, a pessoa pode vir a ter grandes estragos e perfurações no revestimento intestinal, dor no estômago e diarréia. 

Esse alimento é tradicional da ilha italiana de Sardenha, que fica localizada no mar Mediterrâneo, é feito de leite de cabra, tem um aspecto cremoso e um sabor tão forte e picante que quem prova diz que o gosto persiste na boca por horas depois de ser ingerido. Por isso, é considerado uma iguaria pelas famílias da região.

O queijo é tão perigoso que foi proibido no ano de 1962 pelo governo da Itália, já que há uma lei no país que não permite o consumo de comidas infestadas por parasitas. 

Além disso, em 2009, a iguaria ganhou o título de “queijo mais perigoso do mundo” pelo Guinness Book. Segundo o portal do livro de recordes, algumas consequências da ingestão deste alimento são "vômitos, dor abdominal e diarreia sanguinolenta”.

Como o comércio deste queijo é ilegal e pode gerar multas altíssimas, é díficil dizer qual seu preço e onde encontra-lo, mas com certeza, se você estiver pela Sardenha e quiser provar, você vai conseguir. O casu marzu é registrado como produto tradicional desta região e é protegido localmente. 

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade