Conheça os tipos de abóbora
A abóbora é um legume muito versátil e, com seus diversos tipos, é possível fazer pratos incríveis. Confira!
A abóbora é um fruto que oferece benefícios nutricionais, pois é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, por isso seu consumo é indicado para manter uma dieta equilibrada e saudável. Com sabor suave e textura cremosa, é um ingrediente versátil no preparo de pratos variados - doces ou salgados - como sopas e cremes.
Como escolher
Escolha aquelas que têm um peso proporcional ao tamanho, indicando uma polpa mais abundante no seu interior.
Tipos de abóbora
Abóbora de pescoço ou seca: Ela pode chegar a pesar 15kg, é alongada, com casca verde-escura e riscos . Essa abóbora é ótima para preparar pães, doces, salgados e também em saladas quando ralada fininha.
Abóbora-moranga: Famosa pelo tradicional prato “Camarão na Moranga”, ela é redonda e alaranjada. É usada também para refogados e sopas.
Abóbora-menina: Com casca verde-clara e fina, ela é alongada, tem bastante água, é uma ótima opção para fazer saladas, refogados e até chips.
Abóbora Italiana: A mais famosa e fácil de encontrar, ótima no preparo de refogados, também pode ser grelhada e recheada.
Abóbora japonesa ou cabotiá: Essa espécie é uma mistura da abóbora de pescoço com a moranga, com casca verde, é usada em pratos salgados, purês e nhoques.
Abóbora baiana: Desenvolvida para o clima tropical, tem a casca lisa e polpa firme, alaranjada e adocicada. É ótima no ´preparo de pratos como camarão ou carne seca, sendo também comum em refogados e sopas.
Abóbora paulista: É uma abóbora seca, parecida com a menina brasileira, só que menor, pois é colhida precocemente, seu peso não passa de 1,5kg e pode ser usada em refogados e doces.
Abóbora brasileirinha: Sua casca é bicolor, metade na cor amarelo e metade verde-bandeira. A polpa tem cor alaranjada; é ótima para refogados.
Como identificar o tipo de abóbora?
A forma mais fácil é pelo formato, cor da casca e tamanho, já que os tipos tem suas variações.
Qual a abóbora mais doce?
A japonesa tem a polpa mais seca e sabor mais doce. É recomendada no preparo de geleias, doces, pastas e receitas como o pão de abóbora de fermentação natural. A baiana também tem uma polpa adocicada.
Qual é a abóbora mais saudável?
A abóbora japonesa (cabotiá) é uma das mais saudáveis por ser rica em fibras e vitamina A. Ela também tem baixa caloria e ajuda a prolongar a sensação de saciedade, além de equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
Outros tipos de abóbora também são nutritivos e benéficos para a saúde, como a abóbora moranga e a abóbora paulista. Ela é rica em betacaroteno, composto que protege a visão. O consumo de vitamina A e betacaroteno podem reduzir o risco de catarata, segundo uma pesquisa recente.
Receitas com abóbora
Com um ingrediente versátil desses, dá para preparar sopas, cremes, doce e até bolo. Confira algumas receitas aqui!