Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Coxinha é eleita uma das melhores comidas de rua do mundo

Nosso quitute 100% brasileiro ficou na 30ª posição do ranking formulado pela enciclopédia gastronômica, o TasteAtlas

7 mar 2023 - 12h34
Compartilhar
Exibir comentários

Não é segredo para ninguém que os brasileiros são completamente apaixonados pela coxinha de frango. Mas agora ela atingiu um novo patamar, foi eleita como uma das 50 melhores comidas de rua do mundo pelo Taste Atlas, a enciclopédia gastronômica.  

Coxinha entra no ranking de melhores comidas de rua do mundo
Coxinha entra no ranking de melhores comidas de rua do mundo
Foto: Antonio Cavalcanti

As comidas foram classificadas por pontos, que iam até 5, e a nossa coxinha atingiu a nota de 4,6, ficando na 30ª posição na frente de especialidades da Argentina e da Itália, que eram fortes concorrentes. 

Patrimônio da culinária brasileira, o petisco foi descrito pelo site como uma das comidas de rua favoritas do Brasil. “a coxinha é um croquete crocante recheado com carne de frango e cream cheese que é habilmente moldado em uma coxa de frango, depois empanado e frito. A coxinha se originou em São Paulo no século 19 e, na década de 1950, se espalhou para o Rio de Janeiro e o Paraná, tornando-se um dos salgados mais populares em todo o país”, informa o TasteAtlas.

Também é possível conhecer um pouco da criação da coxinha no site da enciclopédia: “diz a lenda que a coxinha foi feita pela primeira vez para o filho da princesa brasileira Isabel, que só gostava de coxa de frango. No entanto, segundo historiadores da alimentação, provavelmente foi inventado durante a industrialização paulista para ser comercializado como um substituto mais barato e durável aos tradicionais cortes de frango que eram vendidos na porta das fábricas locais como petiscos para os trabalhadores”.

O nosso famoso salgado ficou na frente de iguarias muito famosas como a pizza al taglio, da Itália, os tacos al carbón, do México e o sanduíche de lomo, da Argentina. 

O grande vencedor

O primeiro lugar do ranking ficou com a China e seu guotie, uma variedade frita do bolinho jiaozi, cujo o preparo é muito parecido com o gyoza e é tipicamente recheado com carne de porco, repolho chinês, cebolinha, gengibre, arroz, entre outro ingredientes típicos.

Foto: Reprodução TasteAtlas

O guotie perfeito tem que ser crocante por fora e macio por dentro, por isso é feito de uma forma diferente, é frito por baixo e cozido no vapor por cima. Ele teria surgido durante a dinastia Song, entre os anos de 960 a 1279, e segue firme nas ruas da China, onde é muito amado e sempre servido com uma variedade de molhos. 

Em segundo lugar ficou o Roti Canai, da Malásia, em terceiro, os espetos espanhóis, em quarto e quinto lugar ficaram os tacos e as carnitas, respectivamente, ambos criação do México. 

Para esclarecer os critérios de como a lista é formulada, o time do TasteAtlas explicou que ela leva em consideração a avaliação do público gastronômico internacional, por meio de votos em seu site, que passam por um filtro, eliminando palpites potencialmente ligados à bots ou “nacionalistas”. 

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade