Cozinhar feijão com maçã é mesmo benéfico? Nutricionista explica
A técnica que ficou popular nas redes sociais tem mais de uma vantagem; veja dicas de como fazer feijão
Como você costuma fazer o seu feijão? Toucinho, bacon e paio são ingredientes comuns na preparação do grão, assim como a folha de louro, o alho, a cebola e outros temperos. Porém, você já imaginou cozinhar o feijão com uma maçã?
A tendência veio à tona após usuários das redes sociais postarem vídeos usando a fruta para engrossar o caldo. Mas será que isso funciona mesmo? Esse hábito pode ser, de alguma forma, benéfico para a saúde? Segundo Ana Paula Kessler, biomédica e nutricionista da Clínica NutriCilla, a resposta é sim!
"A técnica é válida para esta finalidade. A fruta contém pectina, um carboidrato complexo que forma as fibras da fruta e, quando em contato com a água, tem ação gelificante, que traz essa cremosidade ao feijão. A pectina é muito utilizada na indústria e nas cozinhas mundo afora, principalmente na produção de geleias", explica a especialista.
Além de engrossar o caldo, a prática de cozinhar feijão junto com uma maçã inteira na panela também pode tornar a receita mais nutritiva. "A maçã irá liberar a pectina, vitaminas C, E e flavonoides, possuindo uma capacidade anti-inflamatória, antioxidante, antisséptica, neuroprotetora e cardioprotetora. A pectina atua ainda como fibra alimentar, reduzindo níveis de colesterol no sangue, auxilia no trânsito intestinal e na sensação de saciedade", diz Ana Paula.
...
Veja também
Colesterol alto: sintomas, o que comer e o que fazer
Não é o feijão: esse ingrediente popular é o alimento mais rico em ferro
Este é o truque ideal para amolecer o feijão de forma simples, sem usar panela de pressão
O feijão não caiu bem? Entenda por que alguns alimentos causam má digestão
10 alimentos que você deveria comer todos os dias (feijão é um deles!)