Cura a ressaca? Desvende 7 mitos sobre a água tônica
Água tônica não combate o enjoo e é uma das bebidas gaseificadas mais doces que existem. Desvende mitos sobre o refrigerante água tônica.
Caracterizada pelo gosto amargo, a água tônica parece se encaixar em uma categoria diferente da dos demais refrigerantes. Primeiro porque parece quase não ter açúcar; segundo porque leva a palavra "água" em seu nome. Só isso já foi o bastante para que inúmeros mitos sobre ela surgissem, incluindo desde receita contra ressaca até alternativa para evitar enjoos.
Para desvendar essas e outras crenças, conversarmos com uma equipe de especialistas que derrubou crença por crença. Confira!
1. Não previne cãibras
No passado, cãibras eram tratadas com quinina, substância que dá o gosto amargo da água tônica. Após relatos de efeitos adversos do uso de drogas contendo quinina, entretanto, a Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano regulador de alimentos e medicamentos, retirou do mercado drogas não aprovadas com esse componente.
"Assim, o uso da substância para prevenção de cãibras musculares ainda não foi aprovado", afirma a nutricionista Tatiana Branco Barroso, da Nutri Action Assessoria e Consultoria Nutricional. Mas fique tranquilo, a quantidade de quinina presente na água tônica é extremamente baixa e, portanto, está longe de ser considerada uma ameaça à saúde.
2. Bomba de açúcar
...
Veja também
Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura
Diabetes tipo 1: o que é, sintomas, tratamentos e causas
Diabetes gestacional: sintomas, riscos e valores de referência