Dia do Hambúrguer: 7 ideias de hambúrgueres para comemorar!
Importado dos Estados Unidos e com raízes na cidade de Hamburgo, o hambúrguer é tão querido ao redor do mundo que tem um dia só para ele!
O Dia do Hambúrguer é comemorado em 28 de maio e é uma data famosa para quem ama esse lanche, há diferentes formas de comemorar esse dia com versões clássicas e gourmetizadas, tudo com o intuito de celebrar a paixão!
Seu lanche favorito tem um dia só para ele? Bom, os fãs de hambúrguer podem falar com toda tranquilidade que sim. No dia 28 de maio é comemorado o Dia do Hambúrguer, data escolhida para comemorar essa paixão que inúmeras pessoas ao redor do mundo têm em comum.
O clássico pão, carne e queijo conquistou o coração de milhões de pessoas ao redor do mundo e, por isso, está presente no dia a dia de boa parte da população, seja em redes de fast food, em versões gourmetizadas, no carrinho na rua ou nas versões caseiras.
E tem jeito melhor de comemorar o Dia do Hambúrguer do que comendo esse lanche?
Vamos te mostrar algumas ideias de hambúrgueres para comemorar esse dia agora!
O que é o Dia do Hambúrguer?
O Dia do Hambúrguer é uma data comemorada no mundo todo, no dia 28 de maio.
Neste dia, é comum que pessoas que amam o lanche se juntem para comemorar a data comendo hambúrgueres. Por outro lado, lanchonetes, restaurantes e redes de fast food aproveitam para comemorá-la fazendo promoções, oferecendo lançamentos especiais e diversas vantagens para seus clientes.
Além de restaurantes, o Dia do Hambúrguer pode ser comemorado em casa, com receitas diferenciadas para agradar à família e amigos.
Como o hambúrguer foi criado?
Você já percebeu como hambúrguer parece muito com a palavra “Hamburgo”, nome de uma cidade alemã? Essa não é apenas uma coincidência: o hambúrguer tem raízes nessa cidade — conhecida por ser o centro europeu da ciência, da pesquisa e da educação.
Entre os séculos XIX e XX, muitos alemães começaram a imigrar para os Estados Unidos. E, como é costume em toda imigração, esses povos levaram sua cultura para o novo país, incluindo seus hábitos alimentares.
Um dos costumes alimentares comuns dos povos alemães, principalmente daqueles que vinham da cidade de Hamburgo, era comer carne bovina moída. Quando esse modo de preparar a carne se popularizou no novo país, ele logo recebeu o nome de Hamburg steak — ou seja, carne de Hamburgo.
Demorou alguns anos até que um restaurante, chamado White Castle, começasse a servir a carne de Hamburgo, cozida no vapor, acompanhada de dois pães e muita cebola a um preço muito atrativo: 5 centavos de dólar.
Em 1937, alguns anos depois da abertura do White Castle, os irmãos Richard e Maurice McDonald decidiram começar seu próprio restaurante para vender hambúrgueres.
Foi assim que a maior rede de fast food do mundo, que hoje em dia vende 75 hambúrgueres por segundo, começou: o primeiro McDonald's do mundo foi um pequeno drive-in em San Bernardino, cidade da Califórnia.
Demorou algum tempo até que o modelo que conhecemos do McDonald’s hoje em dia tomasse forma: antes, o restaurante dos irmãos McDonald funcionava como qualquer drive in da época, onde os clientes estacionavam seus carros e eram atendidos dentro deles. O modelo “peça no balcão, pague e retire no balcão ao lado” surgiu em 1948 e se mantém até hoje.
7 ideias de hambúrgueres para comemorar o Dia do Hambúrguer
Já que o Dia do Hambúrguer chegou, que tal fazer esse lanche para comemorá-lo?
Com a popularização dos hambúrgueres, cada vez mais restaurantes passaram a servi-lo, fazendo com que novas versões fossem criadas para agradar a todos os paladares.
Veja agora algumas versões para fazer nessa data!
Hambúrguer clássico
Pão, carne e queijo. A versão original do hambúrguer é simples, deliciosa e, o melhor de tudo: fácil de fazer.
Aqui, vale caprichar na escolha da carne para o lanche — lembre-se sempre da proporção de 15% a 25% de gordura para o hambúrguer —, escolher um bom pão, como o brioche, e um queijo que derreta bem, como o cheddar processado.
Smash burger
Tão gostoso quanto o hambúrguer clássico, essa versão dele se diferencia pela forma como o hambúrguer é feito: ele é amassado na chapa (smash, do seu nome, vem do inglês e significa “amassar”), se tornando um hambúrguer fininho e com crostinha.
A dica aqui é bolear o hambúrguer e colocá-lo em uma chapa bem quente antes de amassá-lo, para garantir a crostinha deliciosa característica desse tipo de lanche.
Slider
Esse hambúrguer é mais popular nos Estados Unidos, mas não deixa de ser um que você precisa provar: nessa versão, o pão, carne e queijo recebe cebola! A carne é cozinhada no vapor dela, garantindo a suculência e o sabor.
Mas, apesar da adição do ingrediente, essa não é a maior diferença do slider para o hambúrguer clássico: a real diferença é o tamanho. Sliders tem cerca de 5 centímetros de diâmetro, se assemelhando a um mini hambúrguer.
Ou seja, se vai fazer o slider, se prepare para fazer vários para matar a fome.
X - salada
Nada melhor do que garantir um frescor no seu lanche, certo? O x-salada é a melhor maneira de fazer isso.
Aqui, o clássico pão, carne e queijo recebe alface, tomate e cebola e se transforma na nova versão do lanche.
Mas, existem versões do x-salada que tem saladas diferenciadas, como coleslaw, uma salada de repolho típica da Holanda, ou rúcula, que funciona muito bem para cortar a gordura característica de algumas carnes.
Hambúrguer vegano
Hambúrgueres são democráticos, ou seja, agradam a todos os públicos. E isso não é diferente para as pessoas que não comem carne: os hambúrgueres veganos são a opção perfeita para que todos possam comemorar o dia desse lanche.
As opções de hambúrgueres que não levam carne como proteína são inúmeras, indo do preparado de soja, que pode ser encontrado em mercados, até o hambúrguer caseiro de ervilha, de feijão, berinjela, abóbora ou de grão-de-bico.
Também é importante se atentar aos ingredientes do pão, que não pode ter nada de origem animal, e também ao tipo de queijo que é utilizado. De complemento, vale investir em saladas, geléias e até mesmo no bacon vegano.
Oklahoma-style burger
Esse hambúrguer tem viralizado no TikTok nos últimos dias por uma característica muito diferente: ele não tem pão. Em vez de pão, a carne e o queijo são envolvidos por rodelas de cebola grelhadas.
É isso mesmo: é um lanche que leva cebola no lugar do pão. E quem experimenta diz que é uma delícia.
O nome Oklahoma-style burger vem do estado de Oklahoma, onde o hambúrguer tradicional é feito com muita cebola caramelizada.
Hambúrguer de frango
Não gosta de carne bovina? Não é um problema: sempre é possível preparar um lanche delicioso usando frango.
Para o hambúrguer de frango, vale usar cortes mais gordurosos, como a sobrecoxa, e é preciso se atentar ao ponto do lanche: enquanto a carne bovina pode ser servida mal passada, o frango deve estar sempre bem cozido por dentro para evitar doenças como a salmonela.
O que fazer para complementar o hambúrguer?
Apesar do pão, carne e queijo ser o clássico na hora de fazer um hambúrguer, muitas pessoas gostam de seus lanches com vários complementos, como molhos diferentes, outros tipos de queijos e até mesmo batata frita dentro do lanche.
Por isso, para complementar seu hambúrguer e comemorar o Dia do Hambúrguer, você pode fazer:
- Maionese: de alho, maionese verde, de pimenta, de pepperoni, de trufa, de azeitona — não existem limites na imaginação quando o assunto é maionese e seus muitos sabores;
- Aioli: visto como uma versão francesa da maionese, o aioli é feito de gemas de ovos, azeite e alho;
- Geléia: de pimenta, de goiaba, abacaxi ou frutas vermelhas, a geleia é uma boa maneira de cortar a gordura de um lanche e ainda garantir um sabor especial para ele;
- Ketchup: o tradicional ketchup fica ainda mais especial se feito de forma caseira e pode levar ingredientes diferenciados, como goiaba, para garantir o docinho que todos amamos;
- Barbecue: o “molho de churrasco” garante o sabor defumado para o lanche e pode ser feito em casa;
- Mostarda: quer arrasar no lanche? Faça uma mostarda caseira bem rústica para chamar a atenção de todos.
Agora que você já sabe como comemorar o Dia do Hambúrguer, que tal aprender a fazer a batata frita perfeita sem óleo no Terra Degusta? Confira!