Dia Internacional da Cerveja: quais são os estilos preferidos dos brasileiros?
Cervejas do estilo American Lager e International Lager representam a maior fatia de consumo no país
Sexta-feira já é um dia perfeito para reunir os amigos para tomar aquela cervejinha pós-expediente! Quer pretexto maior do que o Dia Internacional da Cerveja, que é celebrado neste 2 de agosto?
A celebração foi criada nos Estados Unidos, em 2007, em um bar da cidade de Santa Cruz, no estado da Califórnia. Em uma sexta-feira de agosto, um grupo de amigos, entre eles o cervejeiro Jesse Avshalomov, intitularam aquele dia como o Dia Internacional da Cerveja.
A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil e está presente em muitos momentos de confraternização, seja na mesa do bar com amigos, no churrasco em família, em casa assistindo a uma partida de futebol ou em festas, o que não faltam são motivos para 'bebemorar'.
Qual tipo de cerveja mais agrada o brasileiro?
Devido ao clima quente e tropical, a favorita dos brasileiros são as cervejas leves sempre bastante geladas. Segundo uma pesquisa do hub de conteúdo Surra de Lúpulo, com apoio do Sindicerv, cervejas do estilo American Lager e International Lager representam a maior fatia de consumo no país, pois combinam com as altas temperaturas e o estilo de vida dos brasileiros, de curtir a vida ao ar livre.
As cervejas lager têm teor alcoólico menores que as Ale, são mais gasosas e menos amargas, o que as torna mais refrescantes e pouco frutadas. As principais diferenças (além do sabor) estão no preparo: tipos de leveduras, temperaturas de fermentação e nível de torra do malte são alguns dos fatores que caracterizam cada tipo de cerveja. Veja aqui um guia completo para entender quais são as diferenças entre cada tipo.
Um exemplo de cerveja leve, que agrada o brasileiro, é o chope, bastante consumido em bares de todo país. Laura Aguiar, Diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev, cita uma das bebidas mais conhecidas da marca como exemplo.
"O Chopp Brahma é mais que uma bebida, é uma tradição que combina frescor, cremosidade e sabor incomparável, a cara do brasileiro e da brasileira. Sua capacidade de reunir pessoas e transformar qualquer ocasião em um momento especial é o que o torna tão amado pelo consumidor. Ele representa o espírito festivo e acolhedor do brasileiro, sempre pronto para brindar, seja no futebol, no show sertanejo, no churrasco ou nas festas típicas do nosso país."
A Cervejaria Bohemia também oferece opções de cervejas puro malte, pilsen, saborizadas. Localizada na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a marca possui um espaço na região serrana que faz parte de um complexo turístico com cervejaria, bar, restaurante e museu, com visitas guiadas para os visitantes conhecerem de perto o processo de fabricação e a história da cerveja no país.
Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), o setor contribui com mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, e geração de 2% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), contribuindo significativamente para o desenvolvimento social do país.