Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia Mundial do Café: veja receitas e curiosidades sobre a bebida

A data é uma homenagem para esta bebida que é relevante tanto para a economia quanto para a cultura de diversos países

14 abr 2023 - 09h17
Compartilhar
Exibir comentários
Xícaras de café
Xícaras de café
Foto: Pixabay

Tão importante que tem até data especial para chamar de sua! O Dia Mundial do Café é celebrado em 14 de abril pelos amantes da bebida. A data serve como homenagem e lembrança da importância do produto para famílias, comunidades e governos, afinal, a bebida tem valor econômico e cultural.

Justamente por essa relevância, não bastou apenas uma data. Há ainda as celebrações de nível nacional, no Brasil, e de caráter internacional, que engloba dezenas de países. Em todos os casos, o propósito passa por exaltar o café.

Dia Nacional do Café

Presente em milhões de casas brasileiras, o café é parte da formação do Brasil, que é hoje o maior produtor e exportador da bebida no mundo. Por aqui, a data é celebrada em 24 de maio.

Dia Internacional do Café

Desde 2015, todo 1º de outubro também é dia de celebrar o café em união com outros países. A data foi organizada pelos, na época, 74 Estados Membro da Organização Internacional do Café (OIC). Eles pretendiam instituir um momento para comemorar a diversidade, a qualidade e a paixão do setor cafeeiro. 

História do café

O café, assim como outras iguarias, veio da África, mas precisamente da Etiópia. Conta-se que antes disso o grão foi descoberto por um pastor de cabras africano, com ajuda de um monge.

Grãos de café na xícara
Grãos de café na xícara
Foto: Christoph / Pixabay

Como lembra a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), isso é o que diz a Lenda de Kaldi, registrada em manuscritos do Iêmen, datados de 575 d.C. De acordo com o relato, o pastor percebeu que suas cabras ficavam alegres e enérgicas após mastigar os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos que haviam nos campos.

Soma-se à lenda o fato de que os registros históricos apontam como essa a época em que se começou a explorar as possibilidades de consumo do café. Os etíopes, de onde oficialmente tudo começou, costumavam ingerir o fruto. Eles se alimentavam da polpa doce, macerada ou misturavam em banhas nas refeições. 

Outros usos eram a partir das folhas - mastigadas ou aproveitadas para preparar chá - e produziam suco fermentado, que era transformado em bebida alcóolica. Anos à frente, os árabes dominaram as técnicas de plantio e preparação do fruto e as nações européias, enquanto colonizadoras, difundiram a produção e o consumo para o resto do mundo.

Como o café chegou ao Brasil

As primeiras mudas de sementes de café do Brasil foram trazidas pelo brasileiro Sargento-Mor Francisco e Mello para Belém, no Pará, em 1720. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ele teve acesso às sementes quando visitou a Guiana Francesa e as trouxe para o país com a desculpa de resolver litígios territoriais.

A partir daí, as condições climáticas favoreceram o cultivo do fruto no Vale do Paraíba, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e inaugurou um novo ciclo econômico no Brasil. Foi assim que o café se tornou o principal produto de exportação brasileira à época.

Ainda hoje, o Brasil é o maior exportador e produtor da bebida, além de ser o país onde ela é mais consumida quente. Quanto a versão fria, o cold brew, o Brasil fica em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos.

Curiosidades sobre o café

Composição química

A substância mais conhecida do café é a cafeína, responsável por dar estímulo e energia, mas ela não é a única presente na composição. O grão reúne uma série de minerais, como cálcio e ferro; aminoácidos; lipídeos; a niacina, uma vitamina do complexo B; e ácidos clorogênicos.

Tipos de grão

Há vários tipos de grãos de café, sendo os grãos arábica e robusta os mais produzidos no Brasil. O primeiro é cultivado em regiões montanhosas, que rendem cafés de aroma intenso. São conhecidos ainda pelo sabor mais adocicado.

Já o robusta, também chamado de conillon, é cultivado no nível do mar, em vastas plantações, e leva esse nome por seu alto rendimento na colheita. Quanto ao sabor, segundo o blog Intercoffee, esse é um tipo mais forte e áspero.

Métodos de preparação

Usar um coador de pano para fazer café foi um hábito que acompanhou gerações e é também um método de preparo da bebida reconhecido. Mas há outros diversos meios de fazer café. Hoje, alguns dos mais usados são o clássico expresso, quando os grãos são moídos na hora na máquina, e o Melitta, que utiliza um filtro de papel para misturar a água quente.

Imagem meramente ilustrativa de uma pessoa fazendo anotações ao lado de uma xícara de café
Imagem meramente ilustrativa de uma pessoa fazendo anotações ao lado de uma xícara de café
Foto: Pixabay

Propriedades benéficas para a saúde

  • Ajuda a manter o foco pelo poder da cafeína de aumentar a concentração e melhorar a memória
  • Dá energia e, consequentemente, melhora o desempenho durante atividades físicas
  • Pode contribuir para o emagrecimento por proporcionar a liberação de ácidos graxos, utilizados pelo corpo como fonte de energia
  • Alivia o estresse, graças ao poder da cafeína e do ácido clorogênico. que melhoram o humor
  • Ajuda o organismo a fazer digestão

Receitas

Café gelado, por Alto Astral

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de gelatina sem sabor
  • 1 xícara de café pronto e frio
  • 1 lata de creme de leite gelada e sem soro
  • 7 colheres de sopa de açúcar
  • Chantilly a gosto

Modo de preparo

Misture a gelatina café e mexa até dissolver tudo. Em seguida, coloque o creme de leite, o açúcar e a mistura do café com a gelatina no liquidificador. Bata tudo até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Despejo o liquído em um recipiente da sua preferência e coloque na geladeira por uma hora. Para finalizar, retire, enfeite com chantilly a gosto.

Imagem meramente ilustrativa de uma mulher tomando café
Imagem meramente ilustrativa de uma mulher tomando café
Foto: People Images

Bolo de café com chocolate, por Guia da Cozinha

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 2 xícaras  de chá de açúcar
  • 1 xícara de manteiga derretida
  • 2 xícaras de chocolate em pó
  • 1 xícara de água fervendo
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Calda:

  • 1 xícara de café coado forte
  • 1 colher de sopa de achocolatado em pó
  • 2 colheres de sopa de licor de amêndoas

Cobertura:

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres de sopa de achocolatado em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo

Bata os ovos com açúcar no liquidificador. Adicione a manteiga e o chocolate. Com o liquidificador ainda ligado, coloque água fervendo e bata mais um pouco. Transfira para uma tigela e adicione a farinha e o fermento. Despeje em uma fôrma de 25cm de diâmetro, untada e enfarinhada e asse em forno médio, preaquecido, por 40 minutos. Espere esfriar, desenforme, coloque o bolo em uma travessa e faça vários furos com a ajuda de um garfo. Depois, misture o café com o achocolatado e o licor de amêndoas e regue o bolo. Em uma panela, misture o leite condensado, o achocolatado e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo até desprender do fundo. Deixe esfriar um pouco e adicione o creme de leite. Misture bem, espalhe sobre o bolo e sirva.

Café com doce de leite, por Guia da Cozinha

Ingredientes:

  • 2 xícaras de café pronto sem açúcar
  • 4 xícaras de sorvete de creme
  • 1 e 1/2 xícara de doce de leite cremoso
  • 1 xícara de chantilly pronto
  • Chocolate em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Bata o café, o sorvete de creme e 1/2 xícara do doce de leite por 1 minuto no liquidificador. Coloque as colheradas do doce de leite restante no fundo de taças médias e divida o café batido sobre ele. Transfira o chantilly para um saco de confeitar com o bico de sua preferência e decore sobre a bebida. Polvilhe com chocolate em pó e sirva.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade