Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Diabetes: veja frutas com alto índice glicêmico

Quem tem diabetes deve consumir com moderação algumas frutas que têm índice glicêmico. Conheça as frutas com alto índice glicêmico.

21 ago 2024 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

Quando o assunto é alimentação de quem tem diabetes, as frutas são um tópico delicado. Isso porque elas são ricas em carboidratos e algumas delas podem causar picos glicêmicos, o que não é interessante para quem tem diabetes.

"Quanto mais rápida a absorção da glicose, mais rapidamente o corpo produz insulina", explica o nutrólogo Roberto Navarro. Isso é ruim, pois diabéticos normalmente tem deficiência na produção de insulina (no caso de quem tem diabetes tipo 2) ou simplesmente não a possuem no organismo (diabetes tipo 1).

Mas como saber se uma fruta tem seu carboidrato absorvido de forma rápida ou lenta? Existe uma medida chamada índice glicêmico, que mensura justamente isso! "Esse índice é baseado na velocidade de absorção da glicose pelo corpo. Para isso pegam o pão branco ou glicose como referência, e compararam a resposta dos outros alimentos com ele", explica a nutricionista Fernanda Castelo Branco, da ADJ Brasil Diabetes.

Para Fernanda, essa não é a única medida que deve ser levada em conta, já que a quantidade de carboidrato do alimento também é essencial para contabilizar o tamanho da alteração da glicose após a refeição. Isso vale inclusive para as frutas. "A melancia, por exemplo, tem o índice glicêmico alto, mas a quantidade de carboidratos não é grande o suficiente para trazer um pico glicêmico, se você consumir apenas uma porção", explica a especialista.

...

Veja mais

Veja também

Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura

Diabetes tipo 1: o que é, sintomas, tratamentos e causas

Diabetes gestacional: sintomas, riscos e valores de referência

Cirurgia do Diabetes Tipo 2 é capaz de curar a doença

Nessas pessoas o jejum intermitente controlou melhor o diabetes do que os remédios convencionais e ainda emagreceu mais

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade