Dica de Chef: como cortar cebola sem chorar? Veja como amenizar desconforto
Entenda o que acontece que faz com que as lágrimas sejam quase inevitáveis
Quem nunca derramou uma lágrima ao cortar uma cebola que jogue a primeira pedra. Se tem algo que é motivo de choradeira na cozinha é a cebola, umas mais ardidas outras nem tanto, mas o fato é que faz as lágrimas escorrerem assim que começamos a cortar.
Confesso que já vi de tudo na internet quando o assunto é "cebola ardida". Encher a boca com água, usar óculos de natação e até tampa de panela usada como escudo dentro do capuz para impedir as indesejadas lágrimas de cebola. Mas, no fim das contas, o "choro" é inevitável.
O que acontece basicamente é que ocorre uma reação química ao cortar a cebola, substâncias são liberadas e, quando se misturam, formam gases que fazem com que fiquemos com os olhos irritados, provocando as lágrimas.
Algumas soluções para amenizar esse desconforto são deixar a cebola por uns 10 minutos no congelador antes de cortar, usar um ventilador na direção oposta do rosto, ou --para as donas de casa profissionais que conseguem cortar a cebola sem tábua-- é cortar em água corrente. Outra dica para amenizar a acidez da cebola crua é deixá-la de molho em água fria ou água com gelo. Além da cebola ficar mais crocante, ela fica com o sabor mais suave.