PUBLICIDADE

Dica de Chef: como deixar o arroz do dia a dia mais especial

Veja quatro maneiras deliciosas de preparar o arroz e deixar ele ainda mais saboroso

22 set 2023 - 15h02
Compartilhar
Exibir comentários
O arroz branco do dia a dia não precisa ser sempre igual
O arroz branco do dia a dia não precisa ser sempre igual
Foto: iStock

Se tem um alimento que está diariamente na mesa do brasileiro é o arroz. Seja acompanhando o feijão, ou com um ovo frito, fresquinho ele é sempre bom. Mas nada impede que esse arroz possa vir com uma carinha difeferente e um sabor especial. Hoje vou te dar quatro dicas de como deixar esse arroz ainda melhor.

Use caldos no lugar de água

Quando usamos um caldo, seja de legumes, carne, frango ou peixe, o arroz puxa todo sabor e também pode mudar a cor. Essa é uma ótima maneira de fazer do arroz um acompanhamento mais saboroso. Você vai fazer o refogado de sua preferência e no lugar da água vai usar um caldo caseiro. As medidas você já conhece, para cada xícara de arroz, duas de caldo.

Usando legumes para dar cor

Arroz com vegetais é uma boa forma de introduzir alimentos mais saudáveis na dieta
Arroz com vegetais é uma boa forma de introduzir alimentos mais saudáveis na dieta
Foto: iStock

Gosto muito de acrescentar legumes durante o cozimento do arroz, além de deixar o prato mais saudável e nutritivo, fica mais colorido. Essa é uma ótima maneira de fazer aquelas pessoas que torcem o nariz para os legumes comerem melhor, afinal ficar separando vai dar muito trabalho. Adoro usar cenoura raladinha, ervilhas frescas, vagem cortadinha, milho, tomate picado e até abobrinha. Você pode usar tudo junto ou apenas um ingrediente por vez.

Caprichando no alho ou na cebola

Para acompanhar uma bela proteina nada mais gostoso do que um arroz puxadinho no alho ou na cebola. O truque está em caramelizar bem esses ingredientes antes de cozinhar o arroz. Para um arroz com cebola, corte em tirinhas e prepare ela na manteiga, refogando bem até que ela fique bem caramelizada. Quando a cebola estiver douradinha é so colocar o arroz e cozinhar como de costume.

Já o alho gosto de primeiro fatiar ele bem fininho e dourar no azeite. Capriche na quantidade, usando o fogo baixo para evitar que ele queime e fique amargo. Depois de dourado é só reservar o alho e escorrer o excesso de gordura. Ele vai ficar bem crocante. No azeite que sobra é so fazer seu refogado de costume e cozinhar o arroz normalmente. Depois de pronto, finalize com as lascas crocantes e douradas.

Usando tudo o que tem na geladeira

Usando os ingredientes que você já tem na geladeira seu arroz básico pode até virar um baião de dois
Usando os ingredientes que você já tem na geladeira seu arroz básico pode até virar um baião de dois
Foto: iStock

Tem quem chame de mexidão, "já te vi" ou "restô dontê", mas adoro usar ingredientes que já estão prontos para dar um "tchan" no arroz que também sobrou. Dessa maneira o que era um acompanhamento se transforma em um prato único e principal. Você pode usar tirinhas de carne ou frango, e até mesmo um belo ovo mexido. Gosto de sempre fazer um novo refogado para dar ainda mais sabor, acrescentar a proteína desejada e incrementar com um pouco de creme de leite de caixinha ou até mesmo requeijão. Para finalizar, basta colocar queijo por cima e levar ao fogo.

Cinco utensílios práticos que você precisa ter na cozinha Cinco utensílios práticos que você precisa ter na cozinha

Agora que te dei boas dicas de como preparar um arroz diferentão, você nao tem mais desculpas. Até a proxima Dica de Chef!

Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade