Dica de Chef: como economizar na hora de fazer o mercado
A Chef Giu Giunti dá quatro dicas essenciais para pôr em prática já!
Não sei você, mas eu tenho achado o supermercado cada vez mais caro. Não importa a compra, o valor é sempre um absurdo e a cada dia que passa só aumenta. Na minha casa somos em 5 pessoas, e se não tiver um planejamento e organização acabamos gastando mais do que deveriamos. Vou compartilhar com você algumas dicas que dão super certo por aqui para que você também passe a economizar.
Cardápio da semana
Gosto de começar organizando o cardápio da semana, afinal é o ponto de partida da lista de compras. Com o planejamento alimentar em dia, tudo fica mais fácil. Além de organizar os alimentos, o desperdício também diminui. Quando monto o cardápio, já faço pensando em sobras e o que fazer com elas.
Por exemplo: o "almoço de segunda" terá um frango assado inteiro com arroz e legumes. Com as sobras do frango e arroz, vou fazer para o jantar de "terça-feira": um arroz de forno colorido com frango desfiado. Dessa maneira, já tem a economia e o fim do desperdício. Claro que o preparo é feito considerando os dois pratos. Além de poupar dinheiro, você também ganha mais tempo.
Alimentos da estação
Outro fator que influencia muito nos preços é a sazonalidade. Entender qual é o melhor período para comprar determinados alimentos é um ponto muito forte para economizar. Afinal, o que a natureza nos oferece em abundância será sempre mais facil e barato.
Lista sempre
Fazer lista de compras antes de sair de casa, parece ser bem óbvio, marcar não somente o que acabou mas o que também se deseja comprar. Essa organização evita o impulso e a compra não programada. Eu tento evitar ao máximo sair sem lista, pois é nessas horas que acabo me perdendo entre as prateleiras com tantas opções.
Barriga cheia
Nunca, jamais vá ao supermercado com fome. Brinco que até os produtos de limpeza ficam apetitosos quando saimos de barriga vazia. Faça um lanche mesmo que rápido antes de ir para evitar os excessos.