Dica de Chef: como montar uma tábua de frios bonita e apetitosa
Aprenda a montar uma tábua variada de frios com a chef Giu Giunti
Se tem algo simples mas que muitas vezes gera dúvida é a hora de montar uma bela tábua de frios, seja para curtir a dois ou para receber os amigos.
Adoro deixar uma tábua bem linda quando recebo meus convidados. É uma ótima maneira de fazer um aperitivo para beliscar enquanto o jantar ou almoço não for servido.
Um ponto muito importante das tábuas no geral é o volume de comida. Quanto mais tiver e mais farto for, mais bonito fica. Caso você receba mais pessoas é bom deixar frios extras para reposição a medida que forem consumidos.
Capriche nas escolhas! Gosto sempre de variar nos itens, mas ao mesmo tempo vou em alimentos que sei que vão agradar a maioria, por exemplo, fazer uma lista com os itens favoritos e que de alguma maneira se complementam. Pensar em variadas texturas como a cremosidade e a crocância.
Vou deixar uma lista abaixo de alguns itens coringas para você ter sucesso:
- Azeitonas (recheadas ou não);
- Oleaginosas (opte por pelo menos uma);
- Embutidos uns dois ou três tipos, como salame, mortadela temperada e um presunto cru;
- Queijos de cores diferentes pelo menos três tipos também, um queijo tipo Brie, um emmental é um gorgonzola;
- Tomatinho, pepino, palitinhos de cenoura ou aipo sempre vão bem, temperadinho com sal é muito fresco;
- Molhos frios como pesto ou patê acompanham muito bem torradinhas.
O truque para sua tábua de frios ficar linda, além do mix de produtos e a quantidade maior de itens, é a maneira como se posiciona os alimentos. Quanto mais próximos e “aconchegados” os itens ficam, mais bonito é.
Outra dica bacana é usar potinhos pequenos no meio da tábua para acomodar as pastinhas e patês. Outros dois itens que dão cor é um aroma incrível são frutas frescas como uvas, morangos e figos rodeados de ervas frescas. Dá um super charme!