Dica de chef: massas para torta doce e salgada; confira
Eu adoro comer e fazer tortas, não importa se é doce ou salgada é um prato rápido e lanche maravilhoso
Existem diversos tipos de massas e vou falar um pouco sobre a característica de cada uma. Assim fica mais facil de você escolher a melhor massa para você.
Massa Folhada
Essa com certeza é uma das minhas favoritas, ela possui várias camadas, sabor amanteigado, uma delicada crocancia e o melhor de tudo é que pode ser usada em preparos doces e salgados pois é totalmente neutra. Adoro as opções dos supermercados na parte de congelados de massas folhadas, são versáteis e práticas para usar.
Geralmente tem dois tipos, a massa folhada para torta que é mais grossinha e precisa ser aberta com o rolo e a massa folhada laminada que já vem em uma espessura adequada para uso.
Massa de Biscoito
Muito usada em tortas doces essa massa a base de biscoitos triturados e manteiga é bastante usado. Para quem não tem intimidade com a cozinha é uma ótima receita para se começar! Afinal são apenas dois ingredientes até obter uma massa que pode ser servida gelada ou assada.
As duas maneiras estão corretas, se estiver apenas refrigerada, sua consistência é mais macia, o sabor bem acentuado do biscoito com a manteiga e se compactada corretamente fica bem firme. Para o preparo da massa assada sua consistência muda e fica bem mais crocante e com sabor mais evidente do biscoito. É ótima para usar em preparos com recheio cremoso.
Massa Fillo
Quase uma vertente da massa folhada só que é feita com bem menos manteiga. A Massa fillo é tradicional da cozinha Árabe, super crocante quando assada. Para trabalhar com essa massa é preciso ter um pano limpo e úmido para ela não secar, por ser mto fina seca rápido, e também tem ser manteiga ou azeite para poder unir as camadas de massa e dourar enquanto assa.
Ela é muito usada em canapés pois é sequinha e firme, sem contar que fica linda e pode ser moldada de diversas maneiras.
Massa Podre ou de Empadão
Sempre que eu escutada esse nome “massa podre” eu achava estranho, como uma massa tão gostosa tem um nome tão feio não é mesmo? Mas apesar desse detalhe, a massa é ótima para empadinhas e empadões bem cremosos e recheados.
A massa podre possui uma característica diferente das outras, quando mordemos a massa fica mais arenosa é simplesmente derrete na boca. É bem delicada e depois de moldada e assada é preciso cuidado no manuseio pós quebra com facilidade.
Massa para Quiche
Essa massa é de uma delicadeza e sabor sem igual. Tem muita gente que acrescenta ovo nessa receita mas eu honestamente prefiro a massa feita de manteiga, trigo e água, parece que não vai dar certo mas fica perfeita! Vou até compartilhar a receita que eu fazia para vender para te inspirar a cozinhar!
300g de farinha de trigo
150g de manteiga (cortada em cubos e gelada)
1 pitada de sal
5 col de sopa de água fria
Em uma tigela misture a farinha com o sal e a manteiga até virar uma farofa, acrescente as colheres de água e mexa até a massa virar uma bola. Abra com o rolo molde como desejar e leve para geladeira e deixe descansar por uns 20 minutos. Pré asse a massa em forno a 180°C por pelo menos 30 minutos e depois use em seu preparo.