Dica de Chef: Ovo cozido perfeito para fãs de gema mole ou durinha
Você é time gema mole ou prefere o ovo com a consistência mais durinha? Independente do seu gosto, veja dicas para preparar um ovo perfeito!
Quando o assunto é ovo a atenção é garantida. É um alimento completo e que facilmente está na mesa do brasileiro, seja acompanhando um cuscuz, mexido ou até mesmo cozido na salada. Eu adoro ovo e, não importa o ponto do seu cozimento, ele fica delicioso. Por ser muito delicado, fica pronto rápido, em no máximo 15 minutos.
Falando em tempo, você sabe quanto é necessário para deixar o ovo do jeitinho que você gosta? Ou você é do time que joga ele na panela e deixa cozinhando até a água secar? Se você faz isso, já deve ter notado que a gema fica meio acinzentada por fora. Esse é o primeiro sinal de que seu ovo foi exageradamente cozido!
Ovo com gema mole
Para quem é fã de ovo quente com aquela “geminha” mole, o tempo ideal é de 4 minutos e meio a 5 minutos. Depois de cozido é só quebrar a casquinha em cima e temperar com sal, não precisa nem descascar.
Ovo com gema cremosa
Agora se você prefere a clara mais firme e a gema levemente cremosa, 6 minutos é o tempo necessário para chegar nessa consistência. Fica mais difícil de descascar, pois o ovo ainda fica delicado, por isso gosto sempre de tirar a casca sob água corrente para não correr o risco de estragar.
Ovo com gema firme
Quando cozinhamos o ovo por 8 minutos a gema ainda continua mais cremosa porém ela não escorre mais. Sua consistência fica mais úmida e não tão ressecada quanto um ovo cozido por 10 minutos. Há quem goste do ovo com uma textura mais seca, aí recomendo cozinhar por uns 13 minutos, passado disso o ovo corre o risco de começar a ficar acinzentado.
Como descascar o ovo?
Lembrando que o tempo de cozimento deve se iniciar com a água já fervente, ou seja, a água ferveu você adiciona o ovo. Para evitar que ele trinque com o choque térmico, retire os ovos da geladeira uns 10 minutos antes. Para descascar com sucesso, bata o ovo delicadamente na bancada até que toda sua casca fique rachada, e em uma tigela com água ou em baixo da torneira inicie o processo de descascar.