Dica de Chef: truques para nunca mais errar em preparos com ovos
A Chef Giu Giunti te ensina o jeito certo de preparar as receitas queridinhas com ovos
O ovo é um alimento super versátil e aceita muitos preparos, doces, salgados, servem para dar estrutura nas receitas, fofura nos bolos, cremosidade nas sobremesas, sem contar que é um alimento rico em vitaminas e proteína. Apesar de ser acessível e muito consumido, nem sempre é bem preparado, por isso, hoje vou te dar algumas dicas de como cozinhar os ovos com sucesso!
Como um aspecto geral, os ovos não gostam de alta temperatura, cozinham muito rapidamente e podem desandar a receita. Para isso, controlar o fogo e manter a temperatura baixa é um ótimo começo.
Ovo mexido
Um dos preparos mais comuns e mais queridos das pessoas, o ovo mexido para que ele alcance a cremosidade daqueles famosos de hotel, é preciso preparar em fogo baixo. Assim, os ovos cozinham lentamente de maneira mais uniforme e sem ficar ressecado. É possível também adicionar creme de leite ou requeijão para dar cremosidade, mas sempre controlando o fogo.
Omelete
Para a omelete, eu gosto sempre de deixar a frigideira em fogo médio e pré-aquecida. Quando adicionada a mistura de ovos, basta mexer rapidamente e deixar ela cozinhar com a tampa. Usar frigideiras antiaderentes para fazer omelete é um caminho para o sucesso, elas ajudam o ovo a não grudar no fundo e na hora de desenformar é ótimo.
Ovos cozidos
Os ovos cozidos podem variar de textura de acordo com o tempo de cozimento, o ideal é prepará-lo em temperatura ambiente, se assim como eu, você armazena os ovos na geladeira, retire uns 10 minutos antes, isso vai evitar que ele rache ao entrar em contato com a água quente. Para uma gema cremosa e as claras cozidas 5 minutos são suficientes para trazer um delicioso “ovo quente” para o café da manhã. Com 10 minutos, ele passa a ficar mais firme mas a gema ainda possui uma leve cremosidade, agora se você é do time da gema cozida, em 12 minutos fica pronto. Evite cozinhar mais tempo que o necessário, esse cozimento excessivo faz a gema ficar mais acinzentada por fora.