Dica de Chef: veja as melhores maneiras de dessalgar as carnes
Saiba quais são os tipos de dessalga que existem
Usado para conservar o alimento, o sal resseca a proteína de carnes salgadas – seja de boi ou de peixe – e protege da proliferação de bactérias indesejadas. Essa é uma técnica antiga, dos tempos em que a geladeira ainda nem existia. Hoje vou compartilhar algumas maneiras de recuperar a carne e retirar o sal.
Com certeza você já ouviu falar que precisa deixar a carne ou peixe de molho na água por varias horas até sair todo sal. Esse é o método mais tradicional de dessalga. Se a carne estiver cortada em pedaços iguais, ela ficará dessalgada mais rapidamente do que uma peça inteira. Mas de ambos os jeitos está certo. Para dessalgar dessa maneira, basta colocar a carne em um recipiente e cobrir com água. Leve para geladeira e a cada 4 horas faça a troca dessa água. Esse processo pode levar de 12 à 24h e é prático, porém demorado.
É possivel também dessalgar com o sal. Acho isso um tanto quanto inusitado, mas quimicamente acontece uma reação incrível onde o sal da água puxa para fora o sal de dentro da carne e dessalga super rápido, como num passe de mágica. É preciso se atentar às quantidades e tempo nessa técnica para que dê certo. Por exemplo, para cada 500 g de carne cortada (nessa técnica, é melhor cortar), é preciso 1 col de sopa de sal. Em uma panela, você cobre a carne com água e adiciona o sal. Ligue o fogo alto e espere levantar fervura. Quando a espuma branca surgir, desligue imediatamente o fogo e escorra os pedaços de carne. Não deixe ficar cozinhando, pois estraga o processo.
Outro método de dessalga interessante é usando o vinagre. É preciso deixar a carne de molho como na dessalga tradicional de horas, mas o lado positivo deste método é que leva menos tempo. Em uma tigela coloque a carne em pedaços para que seja mais rápido o processo, cubra com água e adicione 2 colheres de sopa de vinagre. A cada hora, troque a água e repita o processo adicionando o vinagre. Em apenas 3 horas, sua carne vai estar dessalgada.
O leite também pode ser um aliado nesse processo. Se você cobrir os pedaços de carne salgada com água e acrescentar 1 xicara de chá de leite e ferver por 10 minutos, o sal também sairá da carne, deixando ela pronta para o próximo preparo.
Agora que você já sabe dessalgar as carnes, não tem mais desculpa para deixar de preparar um bacalhau, uma carne de sol, charque ou até a carne seca.