É verdade que o iFood vai ficar mais barato?
Nova regra imposta pelo Cade ao Ifood deve aumentar opções para o consumidor e ainda cortar custos para restaurantes
No início deste mês, foi firmado um acordo do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) com o iFood, que promete ampliar a concorrência entre aplicativos de delivery e cortar custos para restaurantes. Mas, o que o consumidor realmente quer saber é se os custos finais vão ficar mais baratos ou não.
O acordo prevê a proibição de contratos de exclusividade do iFood com grandes redes de restaurantes, isso aumentará a concorrência com outros apps de delivery, o que pode fazer com que os preços diminuam.
Além disso, também permitirá a integração do iFood com com os softwares de gestão usados pelos restaurantes, assim, tornando a administração dos pedidos mais fácil, o que deve reduzir os custos operacionais dos restaurantes. Se os custos são menores para os restaurantes, os preços dos pedidos também devem reduzir para o consumidor final, ainda mais considerando que a concorrência deve ser maior.
Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), essa falta de padronização entre os apps de entrega e os restaurantes gera um custo extra para os estabelecimentos de cerca de 15%. A nova regra facilitará a organização de dados dos clientes e das filas de pedidos.
Mudanças para os restaurantes
A Abrasel está trabalhando no desenvolvimento de um “Open Delivery” - muito parecido com a ideia de Open Banking. Esse sistema permitirá uma comunicação mais ágil e simplificada entre os aplicativos de delivery e os restaurantes. Com o acesso aos códigos do iFood abre-se uma porta para acelerar o desenvolvimento dessa linguagem única para o setor.
Essas novas regras e padronizações também são uma oportunidade para incentivar empresas a investirem no setor de delivery, que deve se tornar mais atraente para empresas de tecnologia, finanças e varejo, por exemplo.
O fim dos contratos de exclusividade entre o iFood e grandes redes de restaurantes também vai ajudar os estabelecimentos a pagar taxas menores, já que a concorrência entre os apps vai ser maior. Segundo a Abrasel, a taxa cobrada pelo iFood é de 30% atualmente. Com essas medidas, também é esperado que haja mais espaço para pequenos negócios entrarem nos aplicativos de delivery.
Mudanças para o consumidor
Pode ser que os números de aplicativos de delivery aumentem na tela do seu celular, mas você também vai ganhar benefícios com isso. Provavelmente as promoções nos apps vão ficar bem mais frequentes como forma de atrair mais clientes, então seu bolso vai agradecer por isso também.
Dessa forma, a junção disso com a redução do custo operacional dos restaurantes deve gerar boas promoções para os clientes por meio dos aplicativos. Assim, tanto o iFood quanto outros apps de delivery devem ficar mais baratos.