Empresa cria coxinha recheada de formigas tanajuras e divide opiniões: você comeria?
Apesar de causar estranheza, formigas são tradicionalmente consumidas em algumas regiões do Norte e Nordeste do Brasil
Uma empresa que vende salgadinhos de Pernambuco criou uma coxinha com sabor inusitado, recheada de formigas tanajuras, e viralizou nas redes sociais. O salgado foi preparado também na versão com requeijão e dividiu opiniões.
Assine Terra Gestão de Redes Sociais e aumente sua visibilidade na internet por R$ 9,90 ao mês
"Coxinha nunca comi, mas uma farofa bem temperada com tanajura e café é show", escreveu um internauta.
"Desculpa, eu entendo e respeito! Mas não dá não, só de ver deu um negócio estranho", disse outro seguidor. Um internauta pernambucano admitiu que adora consumir o inseto: "Fico contando os segundos para a época delas…Além de ser divertido pegar, é uma delícia".
O dono da empresa Jota Kit Festas conversou com o Degusta sobre a ideia de fazer as coxinhas nesse sabor e explicou que, como as formigas aparecem por temporadas, fica mais difícil comercializá-las.
"Sempre tive vontade de fazer coxinha de tanajura. Mas como ela só cai uma vez no ano é bem difícil encontrar. Coincidentemente uma cliente perguntou se arrumasse tanajura se eu faria uma coxinha para ela, falei 'com certeza'. A porção que ela trouxe deu para fazer sete unidades. Fiz três para ela e fiquei com quatro", contou.
Ele deu um salgado para um influenciador da região que ele fez vídeo no TikTok e alcançou milhões de visualizações. "Sem nada muito programado convidei uns amigos para comermos as três que fiquei e fazer o vídeo. Postei e depois de algumas semanas é que começou a viralizar. Nesse meio tempo tentei encontrar onde comprar tanajura para fazer para vender, já que muita gente começou a perguntar. Mas é muito difícil encontrar e às vezes quem tem congelado nem pagando muito não quer vender", completou.
A tanajura, também conhecida como içá, é uma formiga que é utilizada na culinária de algumas regiões do Brasil, como Norte e Nordeste. Esse tipo de formiga é considerada nutritiva, tem alto valor proteico, aproximadamente 44% de proteínas, o dobro que carne de animais, além de serem fonte de muitos minerais.