Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda as diferenças entre a água mineral e filtrada

2 out 2023 - 12h49
Compartilhar
Exibir comentários
Hidratação com água é fundamental para a saúde
Hidratação com água é fundamental para a saúde
Foto: iStock

A água é fundamental para manter o corpo hidratado e oferece inúmeros benefícios para a saúde, ajudando a manter o bom funcionamento dos órgãos, do sistema imunológico e contribuindo no equilíbrio hormonal.

Uma lei de São Paulo e outra no Rio de Janeiro foram criadas obrigando restaurantes e lanchonetes a disponibilizarem água filtrada - conhecida como 'água da casa' aos clientes. 

Recentemente, o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu uma liminar que suspende a lei que obriga bares e restaurantes do estado a fornecer água filtrada gratuita aos clientes no estado. Já no Rio, a lei segue em vigor. Enquanto a "água da casa" é oferecida gratuitamente em algumas regiões, a água mineral possui preços variados - e muitas vezes altos - dependendo dos estabelecimentos. Mas será que existem diferenças entre as águas mineral e filtrada?

"A maioria das pessoas acha que não tem diferença, mas existem inúmeras diferenças entre água mineral e filtrada. A água filtrada passa por alguns processos de filtragem para que ela se torne potável e sem risco para saúde. Ela pode conter alguns metais pesados e componentes químicos como flúor, cloro.  Um dos principais objetivos é garantir que seja potável, sem risco de contaminação e doenças, melhorar hidratação corporal por conta dos sais minerais", explica a nutricionista Patrícia Davidson. 

Sem controle na qualidade da água filtrada

Segundo a nutricionista Thaís Araújo, existem vários tipos de filtro e várias maneiras de higienizar filtros e a água chega na casa de cada pessoa de fontes diferentes. 

"Então quando você fala em água filtrada, você não tem o controle da composição daquela água que chega na sua casa. Por exemplo, aqui no Rio, no ano passado, tivemos alguns incidentes de contaminação da água da CEDAE que filtro nenhum dava conta disso. Então a gente não tem a procedência da água e aí a gente não consegue especificar a qualidade da filtragem", explica. 

A especialista conta que existem vários tipos de filtragem com várias promessas. "Mas eu não sei o que tem um embasamento científico e comprovado para a gente saber nível de filtração de água", diz. 

Água mineral tem controle de composição

"Quando você fala de água mineral, você está falando de uma água que você não tem o controle de composição. É uma água que é floretada da fonte e tem ali vários minerais já presentes nela", conta Thaís. 

"A água mineral ela vem de fontes naturais, sem nenhum processo de filtragem ou tratamentos físicos e químicos. Um dos principais objetivos é ser livre de impurezas e componentes químicos", completa Patrícia Davidson. 

Segundo a nutricionista, é uma água hidrolisada também do ponto de vista de ter minerais, que são diretos de uma fonte que já brota da terra, mas apesar disso, é preciso ficar atento aos rótulos, pois existem diferenças entre as águas minerais.

"As águas que são minerais, você consegue ter acesso à composição e ver o que é melhor ou pior para cada pessoa, como o teor de sódio da água. E aí, sabendo a origem também da fonte, você tem como ter um controle maior quando você pensa em consumo de água mineral", conclui.

8 frutas e vegetais para comer nos dias de calor 8 frutas e vegetais para comer nos dias de calor

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade