Entenda porque a combinação de batata e amido de milho é tão perigosa
Após explodir bolinhos de batata com amido de milho, influenciador explica os riscos dessa mistura
Na semana passada, o perfil Almanaque SOS publicou um vídeo em que o influenciador Dario Centurione tentava fritar alguns bolinhos feitos de batata e amido de milho. Durante o processo de fritura, os bolinhos, inesperadamente, começaram a explodir um por um. As explosões foram tão sérias que acabaram deixando marcas de queimadura no apresentador.
Você sabe o que faz com que essa combinação seja tão perigosa?
O que causou a explosão?
No vídeo publicado nas redes sociais, Dario explica que o que causou a explosão foi a junção de batata e amido de milho, mas não apenas isso. A receita inteira foi uma sequência de erros.
“O amido de milho, como você bem sabe, vira mingau. Pois é, ele vai fazer a mesma coisa com a massa da batata. Quando a gente coloca numa massinha, ele vai formar uma casca e quando essa casquinha tá no óleo quente, o que que ela faz? Ela encapsula e aí vira uma panela de pressão. E aí o que tá dentro dessa casquinha? A massa de batata”, ele explica no vídeo.
Além da batata já ser um alimento que pode causar explosões, ela foi cozida na panela de pressão com água, ou seja, ela vai absorver bastante água e, depois, quando frita, essa água vai precisar evaporar. Só que piora, ele ainda colocou sal na massa, que faz liberar mais água e mais vapor, e tudo estava encapsulado por conta do amido de milho.
“Mas não para por aí, eu comecei a reclamar que demorou muito para fritar essas bolinhas. O que fiz? Eu aumentei um pouco o fogo, o óleo quente vai acelerar todos os processos”, explicou o influenciador.
Ou seja, além da junção de batata e amido de milho, dois outros agravantes dessa receita foram o sal e o óleo muito quente, que acabaram piorando a situação.
“Caso tudo isso aconteça, além de desligar o fogo, como eu fiz, você vai precisar correr atrás de um pano e tampar a panela. Outra coisa que eu lembrei e é importante fazer é correr na pia e deixar água corrente tirar o óleo da pele”, diz ele para os seguidores.
Como evitar isso?
Para evitar situações perigosas como essa, siga as seguintes dicas:
Pré-cozinhe a batata: Ao preparar a batata, coloque-a em uma panela seca apenas para aquecer e liberar o vapor da batata. Isso reduzirá a quantidade de vapor dentro dela durante o cozimento posterior.
Evite adicionar sal: Evite colocar sal na massa, pois isso pode fazer com que a batata libere mais água durante o processo de fritura.
Considere assar: Em vez de fritar, uma opção mais segura pode ser assar os bolinhos de batata. O processo de assar evita a imersão em óleo quente e reduz o risco de explosões.
Lembrando sempre que a segurança na cozinha é fundamental, e entender os princípios químicos por trás dos alimentos que utilizamos pode evitar acidentes graves. Portanto, ao experimentar novas receitas, esteja ciente dos ingredientes e procedimentos envolvidos para garantir uma experiência culinária segura e saborosa.