Entrecôte: o que é, como fazer e como conservar
Entrecôte é o nome dado a um corte nobre da carne bovina, usado no preparo de bifes e assados preferencialmente na grelha. Ele é desossado da região das costelas e é muito macio. Esse corte possui gordura entremeada na carne, o que garante um sabor especial.
O que é entrecôte?
O nome em francês significa "entre as costelas" e também é conhecido como filé de costela ou bife ancho. O corte está localizado na parte mais central das costas do boi, na dianteira do contrafilé e é muito procurado pela sua maciez e gordura intramuscular, o que garante uma suculência.
Como fazer o entrecôte?
A melhor forma de preparo é na churrasqueira a carvão. Após a temperatura se estabilizar, coloque a carne e deixa ela cozinhar por cerca de 40 minutos até ficar pronta.
Esse corte fica saboroso em vários pontos da carne, sendo o mal passado ou ao ponto ideais para garantir mais suculência.
Quais temperos podem ser usado no entrecôte?
Para garantir o o sabor natural da carne, a recomendação dos principais especialistas no preparo de carnes nobres é utilizar apenas o sal de parrilheiro, que é mais fino, por isso penetra melhor no corte entrecôte.
Como conservar a carne?
Quer garantir que sua carne fresquinha? Após a compra, o ideal é consumi-la em até 3 dias, guardando-a em um recipiente fechado na geladeira.
Você também pode congelar para aumentar a durabilidade, mas evite temperar antes e mantenha as gorduras naturais, que ajudam a proteger a carne.
Ao descongelar, ela deve acontecer na geladeira para preservar melhor o sabor e a textura.