Especialistas em segurança alimentar alertam que devemos jogar fora potes e recipientes com esses sinais
Reutilizar potes para alimentos é uma ótima prática, mas eles não duram para sempre
Potes, lancheiras e outros recipientes reutilizáveis são verdadeiros salva-vidas na cozinha; eles facilitam o cozimento em grandes quantidades, evitam o desperdício de alimentos, permitem que você leve a comida para o trabalho, ajudam a manter a geladeira e a despensa em ordem. E, embora seja ótimo reutilizar o máximo possível, nem todos os recipientes são bons e nem todos os que são bons duram para sempre.
É uma questão amplamente destacada por organizações de segurança alimentar, saúde e consumo. Especialistas lembram que, na União Europeia, o uso de embalagens em contato com alimentos é totalmente regulamentado e submetido a controles rigorosos, tanto na indústria de alimentos quanto no uso doméstico, garantindo assim sua segurança, desde que sejam manuseadas corretamente.
O fundamental é comprar em lojas de confiança e verificar se as embalagens possuem o rótulo ou símbolo de "para contato com alimentos", representado por uma taça e um garfo.
Além disso, é importante ler as instruções específicas do fabricante. Muitos recipientes são adequados para micro-ondas e lava-louças, mas outros não. O uso inadequado, assim como a própria ação do tempo, desgasta e danifica os potes de plástico, especialmente se forem de qualidade inferior ou mais frágeis.
Por isso, é importante verificar se a embalagem não apresenta rachaduras, riscos, cortes, incisões, arranhões ou quebras visíveis e se, ao toque, a superfície não está áspera - a menos que esse seja o design original.
...
Veja também
Quando comemos um alimento vencido, é isso que pode acontecer com o nosso corpo
Chá para intestino inflamado: o que tomar para ajudar a melhorar
Você sabe por que NUNCA comer um enlatado se, ao ser aberto, fizer som de gás escapando?