Esse corante que se come todo dia no Brasil é tão ruim que acaba de ser proibido nos EUA: substância causou tumores em ratos durante estudo
Substância usada em alimentos e medicamentos será vetada nos EUA após estudos ligarem seu consumo a possíveis danos à saúde.
Sabe aquela coloração vermelha vibrante presente em alguns doces, bebidas e até medicamentos? Nos Estados Unidos (EUA), ela está com os dias contados. O FDA, órgão responsável por regular alimentos e medicamentos no país, anunciou que o corante sintético Vermelho Nº 3 (também conhecido como eritrosina) será proibido em alimentos e medicamentos ingeridos a partir de 2027. A decisão foi tomada após estudos indicarem que a substância causou tumores em ratos, levantando preocupações sobre seus potenciais riscos à saúde.
No Brasil, esse corante ainda é permitido - mas com restrições. A Anvisa, agência que regula e monitora o uso de aditivos no país, garante que os níveis autorizados não representam riscos à saúde pública. Mesmo assim, fica a dúvida: será que vale a pena continuar incluindo esse ingrediente na nossa rotina?
Leia mais: Seis alimentos cheios de açúcar que as pessoas comem sem perceber
Saiba mais sobre esse corante e seus efeitos negativos para a saúde
O Vermelho Nº 3, ou eritrosina, é o corante responsável por dar a cor vermelha vibrante que encontramos em doces, bebidas e até medicamentos, como xaropes. Apesar de tornar os produtos mais atrativos, esse aditivo sintético está no centro de uma polêmica nos Estados Unidos, após o FDA decidir banir seu uso em alimentos e medicamentos ingeridos a partir de 2027. Mas, afinal, o que há de tão problemático nele?
...
Veja também
Seis alimentos cheios de açúcar que as pessoas comem sem perceber
7 motivos para você comer purê de batata no seu processo de emagrecimento
Se você tem cascas de batata em casa, você tem um tesouro: 5 maneiras de usá-las para economizar