Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fast food fit? 5 dicas para identificar opções saudáveis no delivery

Nutricionista dá dicas de boas escolhas quando não sobrar tempo de ir para a cozinha preparar as refeições

15 out 2024 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários
Veja dicas para comer saudável até no delivery
Veja dicas para comer saudável até no delivery
Foto: Freepik

Está sem tempo de cozinhar? Quer pedir um delivery, mas fica sempre na dúvida de qual refeição será mais saudável e nutritiva? Segundo a nutricionista Ramiele Calmon é possível fazer escolhas interessantes que não comprometam a rotina semanal de alimentação equilibrada.

O ideal é começar lendo as opções e identificar no cardápio refeições saudáveis. Confira 5 dicas:

1- Priorize sempre pratos que utilizam ingredientes frescos, integrais e naturais. 

2- Busque refeições ricas em vegetais e proteínas magras como peixe, frangos, carnes magras, vermelhas e carboidratos complexos como o arroz integral, quinoa e batata

3- Evite opções como frituras, empanados e molhos. 

4- Dê preferência também sempre para forma de preparo: grelhados, assados ou cozidos.  

5- Evite pedir molhos.

Existem outras opções saudáveis, que vão além dos vegetais e grelhados como os wraps com proteínas magras e saladas variadas e os bowls. 

"Com esses bowls que combinam com grãos, quando você for fazer a escolha de um delivery, sempre pense em uma base de vegetais, carnes magras e carboidratos complexos", aconselha

Os vegetais ajudam a dar saciedade e são ricos em fibras, a proteína das carnes magras deve vir em seguida e depois os carboidratos complexos e as gorduras boas, que são as gorduras mono e poli-insaturadas, que pode ser encontradas no azeite para finalizar ou temperar, além de serem encontrados no abacate e castanhas também. 

Quais seriam algumas boas sugestões?

"Pratos equilibrados, ricos em vegetais, em proteínas de boa qualidade, além de observar o modo de preparo dessas proteínas. Prefira sempre grelhados, assados ou cozidos. Evite frituras e sempre procure escolher os carboidratos mais complexos, como arroz integral, batata-doce, mandioca e quinoa", sugere Ramiele Calmon. 

O que evitar?

A nutricionista destaca que alguns alimentos  devem ser consumidos com moderação: "Aquelas que incluem os ultra processados, ricos em gorduras saturadas, sal e açúcar. Isso inclui batatas fritas, coxinhas, pastéis, pratos com molhos, com creme de leite, queijos, massas recheadas, queijos gordurosos, acompanhados de molhos e sobremesas açucaradas", explica.

Alimentos ricos em sódio, como os fast foods, pizzas, embutidos, bacons e todos esses tipos de embutidos também devem ser evitados.

Dá para pedir um hambúrguer "saudável" no delivery?

E se bater aquele desejo por um sanduíche na sexta-feira ou sábado, dá pra pedir no delivery e comer sem culpa.

"É possível pedir um hambúrguer saudável desde que você escolha os hambúrgueres artesanais feitos com carnes e até mesmo com frango, peixes e temos também as opções vegetais, que são à base de grãos. Dê preferência sempre para o pão integral ou sem glúten e sempre peça para acrescentar saladas", diz a nutricionista. 

O ideal é evitar molhos calóricos como ketchup e maionese e optar por um azeite e especiarias para deixar esse hambúrguer mais saboroso.

7 alimentos para incluir na dieta mediterrânea 7 alimentos para incluir na dieta mediterrânea

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade