Festival Sabores da Terra chega a São Paulo para sua 29ª edição com muita comida caipira
O festival terá mais de 50 operações de culinária caipira raiz, shows gratuitos, roda de conversa e momento de fé
O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega ao seu 7º ano “bão com força”. Mais orgulhoso de ser caipira, tinindo nos riffs e nos ponteios da viola. O evento que arrebatou 20 mil paulistanos em 2022, ano de estreia em Sampa, volta ao Memorial da América Latina, de 21 a 22 de outubro (sábado e domingo), para sua 29ª edição. Será um final de semana de intensa programação cultural, preenchido das 11 às 21h, em ambos os dias.
Cerca de 50 operações gastronômicas com pratos irresistíveis da culinária típica feitos no disco de arado, no tacho, no fogão à lenha e no fogo de chão; muita cerveja gelada para aplacar o calorão e cachaça das boas, roda de conversa literário-musical de arrebatar, feira de pequenos produtores do Interior do Estado de São Paulo, área kids, muita música e dança: ao menos 9 atrações devem se revezar no palco ao longo do evento. A entrada é gratuita. O local tem fácil acesso pelo metrô Barra Funda e conta com estacionamentos.
Idealizado em 2015 pela relações públicas Renata Tannuri Meneghetti, diretora da Elo Produções, o projeto já percorreu 14 cidades paulistas e atraiu um público de cerca de 500 mil pessoas – contagem feita até a 28ª edição, realizada em Americana/SP, em agosto.
Os detalhes da programação estão sendo desenhados e finalizados, mas pode-se adiantar que o rock and roll, esse senhor quase oitentão, nascido com os pezinhos no country estadunidense, será o grande companheiro do público durante a 29ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra. “Teremos dois shows de encerramento que, com certeza, vão fazer um monte de gente feliz”, entrega Renata. Quem gosta de Tim Maia e de Rita Lee pode salvar a data e decretar fim ao sossego - até do domingo.
Vale lembrar que o rock nacional e a música caipira, embora sejam gêneros distintos, se complementam e integram a cultura popular brasileira desde os anos 1960, quando Elvis Presley, os Beatles e os Rolling Stones, por exemplo, deram mais “remelexo” aos quadris tão acostumados ao samba e comovidos com a bossa nova. “Se a gente pensar no que é ser caipira e no que é ser moderno, convite que fizemos aos paulistanos em 2022, veremos que todos somos mesmo caipiras”, celebra Renata.
O Momento de Fé que arrebata muita gente em todas as edições, será realizado no domingo (22/10), como de costume, marcado pela roda de entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a cantoria embalada por uma orquestra de viola, tal acontece em romarias brasis adentro. O “Cordão Peregrino”, inaugurado em São Paulo, em 2022, já coleciona mais de 5 mil pedidos: fitinhas atadas aos seus 30 metros de comprimento, distribuídas minutos antes da celebração.
Além de pratos típicos deliciosos, preparados em família e que honram as tradições da roça, com seus milhos, feijões, abóboras, os cozidos, as carnes de porco, as galinhadas, os arrozes e os doces de tacho, haverá opções para vegetarianos. Vale provar de tudo um pouco sem culpa nenhuma, embora os pratos sejam generosos. Em média, as porções individuais custam cerca de R$ 40,00. Para abrir o apetite, a dica é apostar numa cachacinha artesanal. Nos filnalmentes, pode-se harmonizar as delícias do festival com diferentes estilos de cerveja da melhor qualidade, estupidamente gelada, da Cervejaria Hebling, de Louveira/SP.
O festival tem se firmado como um importante elo entre empreendedores e público final mobilizados pelo mesmo propósito: valorizar e preservar a cultura caipira. A comida, essa espécie de chama iniciadora do projeto, reúne, hoje, mais de uma centena de pessoas que se desdobra durante as edições, realizadas quase mensalmente. O evento que movimenta a gastronomia, o turismo e a hospitalidade, congrega uma “grande família”: cerca de 50 núcleos dependem diretamente do evento, pessoas oriundas, sobretudo, de cidades diversas do Interior de São Paulo e Minas Gerais que seguem em enlace com os preparativos de tendas, palco, panelas e quitutes.
Quando: 21 e 22 de outubro, das 9 às 21h
Onde: Memorial da América Latina – São Paulo: Acesso pela estação Barra Funda de Metrô.
Quanto: Entrada grátis – paga o que consumir no local.