Fomos em uma degustação de azeite: como funciona?
Participamos da degustação de azeite promovida pela Bráz Pizzaria, que teve até sorvete com azeite; confira mais harmonizações
A Bráz Pizzaria, considerada uma das 10 melhores pizzarias do mundo, segundo o prêmio 50 Top Pizza 2019, lançou recentemente seu novo blend de azeites. Uma combinação feita pela azeitóloga Ana Beloto e pensada para harmonizar com todo o cardápio oferecido pela pizzaria.
Participamos do evento de lançamento, que aconteceu na unidade de Higienópolis, e contou com uma degustação de azeite harmonizada e orientada pela azeitóloga. “A gente sempre teve um azeite nosso, mas por conta da pandemia ficamos sem e estávamos sentindo falta de um produto com a nossa cara, feito especialmente para a gente, pensado principalmente para o consumo de pizza. Assim surgiu essa ideia”, conta Camila, Gerente de Marcas da Bráz.
Luiz Eduardo Batalha, o dono da fábrica de azeites Batalha, escolhida para produzir o Azeite Bráz, explicou sobre a origem das azeitonas que deram luz a esse produto e garantiu a mais alta qualidade do azeite feito pela sua empresa.
A primeira etapa, então, foi entender como o azeite foi pensado e estruturado por todos os envolvidos no processo. E então, seguimos para a degustação.
Como funcionou a degustação de azeite?
Começamos sentindo o aroma e o sabor do blend de azeites feito pela Bráz, que foi entregue em um copo de shot para os convidados. Segundo Ana Beloto, para saber se o azeite é mesmo de qualidade, é fundamental saber qual a sua procedência e origem. Os azeites Batalha são premiados em competições internacionais, produzidos em terroir próprio e possuem a mais alta qualidade, garantindo que estamos consumindo um produto primoroso.
A segunda etapa foi começar a combinar os pratos com o novo azeite.
O primeiro prato foi a berinjela ao forno, que possui queijo gratinado por cima e um pão para acompanhar. O azeite ressalta a textura do queijo, o sabor do molho de tomate e deixa o prato mais harmonioso.
Depois, o famoso pão de calabresa da Bráz, que teve o sabor de suas especiarias ressaltado pelo azeite verde frutado.
E então começamos a rodada das pizzas. Iniciando pela premiada pizza Caprese, que é uma criação da Bráz. Com o azeite, deixa o sabor do tapenade de azeitonas ainda mais gostoso, além de dar mais sabor ao queijo.
Já a pizza de 4 Queijos ficou muito mais homogênea com a adição do azeite. Como é uma pizza bem salgada, ficou mais suave, apesar do azeite ressaltar o sabor dos queijos.
E para fechar com chave de ouro, um sorvete de baunilha com Azeite Bráz. Apesar da combinação parecer estranha, ela é surpreendentemente deliciosa, o azeite deixa o sabor da baunilha ainda mais interessante e dá um toque de salgado para o doce, que fica bem agradável ao paladar. Além de acrescentar uma gordura a mais no sorvete.
Foi muito interessante participar de uma degustação de azeite. Principalmente se considerarmos que o mesmo azeite harmoniza com pratos tão diferentes. Para saber mais sobre o Azeite Bráz acesse o site ou procure uma das unidades da pizzaria espalhadas por São Paulo.