Frisky e Dydyo: de onde são os refrigerantes que viralizaram após festa e demissão
Marcas rivais de Rondônia estiveram envolvidas em caso de funcionário demitido
Duas marcas de refrigerantes de Rondônia viraram assunto nacional na semana passada: Frisky e Dydyo. Keoma de Oliveira, que era funcionário da Frisky, acabou demitido da empresa de bebidas após surgir em uma foto da festa de aniversário do filho com duas garrafas do refrigerante concorrente, da marca Dydyo, em cima da mesa.
A Frisky alegou redução de funcionários para justificar a demissão do operador de máquinas, mas não conseguiu comprovar com documentos o real motivo da demissão do funcionário, que acredita que foi desligado por posar com a marca rival em seu momento pessoal. Por isso, a empresa foi condenada a indenizar Keoma em R$ 7 mil.
Dias depois da notícia viralizar, uma reviravolta: a Dydyo resolveu contratar Keoma para trabalhar na empresa. Com isso, ambas as marcas ganharam visibilidade nacional. Em comentários nas redes sociais muita gente ficou surpresa, já que nunca tinha ouvido falar ou consumido tais refrigerantes.
Para esclarecer essa dúvida, veja onde ficam as empresas e quais bebidas eles produzem:
Refrigerantes Frisky
Os refrigerantes da marca Frisky começaram a ser produzidos no final de 2010. São 6 sabores diferentes do refrigerante: Frisky Uva, Frisky Laranja, Frisky Cola, Frisky Guaraná, Frisky Limão e Frisky Baína.
A marca Frisky faz parte da Indústria Femar, que fica no município de Ariquemes. A Femar é reconhecida por como uma das maiores empresas do estado de Rondônia no segmento de bebidas não alcóolicas.
Além dos refrigerantes Frisky, a empresa produz e comercializa as marcas de sucos Tampico, a água mineral Puragua e o energético Blue Ray.
Os Refrigerantes Frisky só são comercializados no estado de Rondônia. Por isso, pessoas de outros estados do país podem ter estranhado o nome das marcas locais.
Dydyo Refrigerantes
Segundo o site oficial da marca, a Dydyo Refrigerantes nasceu por meio da amizade de dois estudantes, os jovens Cley Muniz e Robisson Dorner, que juntos, deram início a fábrica no estado de Rondônia há 22 anos.
A sede da empresa fica em Porto Velho, capital de Rondônia, mas Keoma deve trabalhar na área de logística em Ariquemes, também em Rondônia, cidade em que ele mora e onde a empresa mantém um centro de distribuição.
Outra curiosidade é que a Dydyo é a única empresa de bebidas de Rondônia que envasa suas próprias latas.
No catálogo de refrigerantes da Dydyo estão 10 variações: Dydyo Cola, Dydyo Cristal (soda), Dydyo Framboesa, Dydyo Graviola, Dydyo Guaraná, Dydyo Guaraná Champagne (também na versão zero açúcar), Dydyo Laranja, Dydyo Limão, Dydyo Tubaína e Dydyo Uva.
Os refrigerantes que causaram toda a polêmica e provavelmente a demissão de Keoma foram o Dydyo Cola e o Dydyo Uva.