Gentileza? Entenda por que alguns restaurantes oferecem pães e bebidas alcoólicas
Neurocientista viraliza ao explicar que gesto torna as pessoas mais impulsivas e levam elas a gastar mais
Você virou fã daquele restaurante que te 'paparicou' logo na entrada oferecendo pães especiais e o garçom sugerindo que peça sua bebida alcoólica favorita?
Se já voltou no local e recomendou aos amigos, é sinal que a estratégia deu certo! O neurocientista Daniel Amen viralizou nas redes sociais ao explicar que essas cortesias afetam os cérebros e fazem as pessoas consumirem mais, já que se tornam mais impulsivas.
Tanto o pão quanto o álcool liberam serotonina no cérebro, fazendo com que os clientes do estabelecimento experimentem uma sensação agradável.
A serotonina cai depois de um tempo deixando as pessoas em busca dessa sensação prazerosa, preenchida com mais comida, fazendo com que queiram consumir mais.
“Quando você vai a um restaurante, a primeira coisa que eles fazem é colocar pão na mesa e perguntar se você quer álcool, porque os dois deixam cair seus lobos frontais. Ambos aumentam a probabilidade de você pedir mais e gastar mais dinheiro no restaurante”, disse Amen.
“O pão proporciona um pico de açúcar no sangue que então empurra a serotonina para o cérebro e o deixa feliz”, completa o profissional.
Quando o pico de açúcar cai, a pessoa com mais fome e pede mais comida. O consumo de álcool tem o mesmo efeito.
Portanto, a hospitalidade é uma grande estratégia para fazer com que o cliente se sinta bem atendido para gastar mais dinheiro.