Glutamina: para que serve, benefícios e como tomar
Entenda o que é a glutamina como suplemento, para que serve e seus benefícios para o intestino e imunidade. Veja quando e como tomar glutamina.
A glutamina é o aminoácido livre (molécula que forma proteína) mais abundante no plasma e no tecido muscular. É classificada como um aminoácido não essencial, uma vez que pode ser sintetizada pelo organismo a partir de outros aminoácidos.
No nosso organismo, a glutamina também serve para o transporte de amônia e nitrogênio pela corrente sanguínea, e é por esse motivo que é necessário manter sempre constante a quantidade de glutamina no sangue. Uma maneira é através de suplementos alimentares que contenham glutamina, como o Whey Protein.
Para que serve?
A glutamina tem várias funções muito importantes no organismo, entre elas:
- É a principal transportadora da amônia produzida em nosso organismo. Ela é formada na reação entre o aminoácido glutamato e a amônia produzida nas reações químicas
- Está relacionada com as reações de produção de energia, ela atua como combustível para o sistema imune
- Também atua na melhora da função intestinal, trabalhando como combustível para os enterócitos (células do intestino). Por ser uma das fontes de energia preferidas pelas células intestinais, 80% da glutamina consumida por via oral não chega a corrente sanguínea
- É um importante transportador de nitrogênio entre tecidos do nosso corpo
- Atua na síntese de glicogênio
- É indispensável para a síntese de glutationa, potente antioxidante
- Age no equilíbrio ácido/básico.
...
Veja também
Glutamina: para que serve, benefícios e como tomar
Psyllium: o que é, benefícios e como consumir
Por que a spirulina brasileira pode ser a melhor do mundo
Gel de carboidrato: para que serve e por que corredores usam esse suplemento?