Guia internacional exalta a culinária de Minas Gerais: ‘pratos fartos e saborosos’
TasteAtlas recebe avaliações de pessoas de todo mundo
O Guia de gastronomia mundial TasteAtlas destacou a qualidade da comida mineira em uma publicação nas redes sociais. O site, que recebe avaliação de pessoas de todo mundo, ressalta que Minas Gerais é conhecida pelas cidades da era colonial que datam da corrida do ouro no país no século XVIII.
"Com ruas de paralelepípedos, casarões ornamentados e igrejas barrocas decoradas pelo escultor Aleijadinho, essas cidades incluem São João del Rei, Tiradentes e Ouro Preto, a antiga capital. Minas Gerais é celebrada pela tradicional culinária mineira, caracterizada por pratos fartos e saborosos", diz um trecho.
"Feijão Tropeiro, pão de queijo e queijo regional Canastra são produtos básicos da culinária mineira", completa.
5 pratos da culinária mineira bem avaliado no TasteAtlas:
Pão de queijo
Um dos relatos mais populares sobre a origem do pão de queijo, é de a receita foi criada em Minas Gerais, no século XVIII, quando as cozinheiras das fazendas utilizavam em suas receitas de pães o polvilho no lugar da farinha de trigo.
Junto com o polvilho, eram misturados os queijos que sobravam e endureciam. Na época, a iguaria era degustada antes ou após as refeições.
Atualmente, esse pão fofinho e saboroso é consumido em todo país no café da manhã ou lanche da tarde. Além de ser facilmente preparado em casa, o pão de queijo é vendido em cafeterias, lanchonetes e padarias.
Feijão-tropeiro
Feijão-tropeiro é um prato tradicional de Minas Gerais. Um prato favorito dos tropeiros no período colonial. É preparado com feijões cozidos com carne salgada ou seca, farinha de mandioca e vários temperos, ervas e vegetais.
Hoje, há inúmeras variações no prato, e o tipo de feijão e carne podem variar em cada região do país.
Canastra
Canastra é um queijo brasileiro feito de leite de vaca cru. É originário da área da Serra da Canastra, em Minas Gerais. O queijo cilíndrico é ligeiramente mais macio, e seu sabor é levemente ácido e picante.
Tradicionalmente, o Canastra amadurece por 21 dias, mas alguns produtores o deixam amadurecer ainda mais, até 40 dias, quando seu sabor lembra o do Grana Padano.
É recomendado harmonizar o queijo com vinho tinto, cerveja preta e goiabada. Em 2008, esse queijo foi declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Queijo Minas
O queijo artesanal é feito de leite de vaca cru, caracterizado por sua textura macia, esponjosa e úmida. O sabor do queijo Minas é suave e levemente salgado, dependendo de sua maturação e da região de produção.
Tutu de feijão
O prato tradicional brasileiro, originário da região de Minas Gerais, é feito com uma combinação de purê de feijão preto e farinha de mandioca que é usada como um agente espessante. Para temperar, são acrescentados cebola, alho, azeite de oliva, salsa e folhas de louro.