Itália vai candidatar vinagre balsâmico a patrimônio da Unesco
Produto é símbolo de Modena e da Emilia-Romagna
O governo italiano pretende candidatar o vinagre balsâmico de Modena, produto com indicação geográfica protegida (IGP), a patrimônio imaterial da humanidade da Unesco.
O anúncio foi feito nesta semana por Stefano Bruno Galli, conselheiro para relações com regiões e municípios do ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano.
"Em nome do ministro, me foi concedida a honra de anunciar o apoio do governo italiano à candidatura do vinagre balsâmico de Modena na Unesco", declarou Galli durante a primeira edição do "Balsamic Day", data criada para homenagear esse produto típico da Emilia-Romagna.
"Comprometo-me a ajudar o governo a preparar o terreno para essa candidatura", acrescentou o conselheiro, que já foi secretário de Cultura da Lombardia.
A iniciativa chega em um momento delicado para a cadeia do vinagre balsâmico, que viu a produção diminuir de 101 milhões de litros em 2022 para 87 milhões em 2023.
Em 2017, a Itália já conseguiu que a Unesco reconhecesse a "arte dos pizzaiolos napolitanos" como patrimônio imaterial da humanidade.