Jacquin detona avaliação de restaurantes e o Guia Michelin, que está de volta ao Brasil
Chef afirma que a lista divulgada é uma estatística, "uma mentira"
Erick Jacquin, conhecido pelo seu temperamento "mais forte" no MasterChef Brasil e também por declarações polêmicas, entre elas uma recente, na qual afirmou que "não escova os dentes", não poupa críticas a avaliação de restaurantes.
Em entrevista recente à revista Veja, o chef, dono de cinco restaurantes, contou que abrirá mais quatro ainda esse ano e detonou até mesmo o famoso Guia Michelin, que está de volta ao Brasil. As próximas seleções de restaurantes no Brasil do guia serão apresentadas em março de 2024.
"O Michelin já não está mais no Brasil. Ele parou dois anos durante a pandemia e nunca mais voltou. Então a gente não pode falar do Michelin no Brasil. Já era. Depois da pandemia, não teve ninguém que visitasse um restaurante no Brasil. Todo mundo vive do passado. Não tem mais estrela Michelin no Brasil. Como um restaurante vai ter estrela se não há visita há quatro anos? Não pode", desabafou.
Em seguida, Jacquin foi questionado sobre o ranking de avaliação de restaurantes ajudar no marketing de alguns deles e citou a revista inglesa Restaurant, que publica a lista “World’s 50 Best Restaurant”.
"Aponta os 50 melhores restaurantes do mundo. Isso é a pior mentira que existe na gastronomia mundial. Como uma revista inglesa pode isso se os ingleses não têm cultura de restaurante coisa nenhuma, não sabem comer, não sabem cozinhar. De um dia para o outro decidem fazer uma eleição para ver quem são os melhores do mundo", detonou.
"Se os melhores restaurantes do mundo estão no Brasil, como estão os outros na Europa? Vamos pensar. A realidade é outra. O melhor restaurante do mundo está no Brasil? No Peru? Por favor, pelo amor de Deus, não! Quem acredita nisso? Tem um outro lado nesse negócio. Os caras que votam nem vão no restaurante, nunca pisaram o pé", completou.
O chef disse ainda que a lista divulgada é uma estatística, "uma mentira".
"Se me pedirem para visitar, eu recuso. Para comer no meu restaurante, tem que pagar a conta. Faz parte da avaliação. Esses rankings prejudicam o trabalho de muita gente. Só Deus pode saber qual é o melhor restaurante do mundo", concluiu.
Conselho a ex-Masterchefs
Na entrevista, Jacquin revelou ainda qual conselho costuma dar aos ex-participantes do "Masterchef".
"Fiquem do lado dos melhores chefs. Não pensem em ganhar dinheiro. Vocês vão trabalhar o dia que os outros vão se divertir. Se você fizer tudo isso, pode ser que um dia seja um bom cozinheiro. Pode ser. Não prometo nada. Comecei assim", disse.
Ele contou que ouviu do pai: "‘Quer aprender a trabalhar? Não vai ganhar nada, esqueça as roupas bonitas, os carros, viajar no fim de semana… E pode ser que um dia você seja um chef reconhecido’". Valeu a pena, mas trabalhei muito. Sem contar horário, sem contar as broncas, sem reclamar…", completou.