Laranja, tangerina ou mexerica: quais são as diferenças entre as frutas?
Na hora de buscar uma fruta rica em vitamina C você fica na dúvida? Laranja, tangerina ou mexerica? Qual é melhor?
"Laranja e mexerica são variedades de citros, mas são semelhantes. As diferenças incluem tamanho e sabor, mas ambas são ricas em vitamina C", explica a médica nutróloga Isolda Prado, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.
Em questão de ter mais ou menos quantidade de vitamina C, a profissional esclarece que a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) fornece valores médios, e as quantidades específicas de vitamina C podem variar.
'Em geral, a laranja e a tangerina têm valores semelhantes de vitamina C, em torno de 30 a 70 mg para cada 100g. Sendo a quantidade dependente da variedade específica".
O consumo ideal é incluir uma variedade de frutas cítricas na sua dieta, aproveitando os benefícios nutricionais. Segundo a médica, uma porção diária é uma boa meta.
"As DRIs (Dietary Reference Intakes), que são consideradas metas populacionais para a ingestão de um determinado nutriente, para a vitamina C variam entre diferentes grupos de idade e gênero. Em média, para adultos, a ingestão diária recomendada é de aproximadamente 90mg para homens e 75mg para mulheres", sugere.
Tangerina e mexerica são a mesma fruta ou existem diferenças?
"Tangerina e mexerica são termos frequentemente usados de forma intercambiável, dependendo da região. Em alguns lugares, podem ser consideradas sinônimos, enquanto em outros, podem indicar ligeiras diferenças de sabor ou tamanho. Existem também outros nomes, como exemplo, bergamota, pokan, laranja-cravo. A variedade de nomes pode ser ampla, dependendo da localidade", conclui a nutróloga.